Conteúdo publicado há 8 meses

Tales: Temer sugere paraíso de políticos ao citar lei para ex-presidentes

O colunista do UOL Tales Faria criticou no UOL News a declaração do ex-presidente Michel Temer (MDB), que defendeu a criação de uma legislação para dar tratamento "adequado" a ex-presidentes.

Em entrevista à Veja, Temer afirmou que uma eventual condenação de Jair Bolsonaro (PL) não seria "útil ao país".

O fato é: se você criar uma lei especial para presidentes não serem presos, você terá um país de cidadãos de primeira classe e cidadãos de segunda classe, isso não é possível.

Infelizmente, é um pouco o paraíso que os políticos gostariam, que houvesse um país dividido assim: cidadãos de primeira classe e de segunda classe. Cidadãos que nunca são presos e cidadãos que podem ser presos por furto de um bife.

Itália vai mandar versão física de imagens do caso Moraes; não há demora, diz secretário

O secretário nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho, disse no programa que a demora para o envio das imagens da agressão ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é "absolutamente normal".

Ainda não chegaram [as imagens]. Alguns jornalistas me questionaram bastante sobre uma suposta demora no envio dessas imagens, não há demora nenhuma. A tramitação de uma cooperação jurídica internacional é, naturalmente, lenta.

Porque há uma série de protocolos e requisitos que, cada acordo que o Brasil tem com determinado país, tem que ser seguido. Esses acordos preveem, por exemplo, a tradução juramentada de decisões judiciais, o preenchimento de formulários A, B ou C, dependendo do país, o envio para autoridade central A, B ou C, dependendo do país.

Continua após a publicidade

A cooperação jurídica internacional, seja em matéria penal, seja em matéria cível, é historicamente lenta. É lenta tanto quanto o pedido é ativo, quanto o pedido é passivo, quando há um pedido de outra autoridade central aqui para o país. Nós também, aqui no Brasil, analisamos com muita calma, vemos com base no acordo com esse país, se esse pedido tem fundamento jurídico.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes