CPI do 8/1: Vice na chapa de Bolsonaro, general Braga Netto depõe na terça
Um dos aliados mais próximos de Jair Bolsonaro, o general Walter Braga Netto vai depor na CPI de 8 de Janeiro na próxima terça-feira (19). Ele foi candidato a vice-presidente na tentativa de reeleição do ex-presidente e também foi ministro da Casa Civil e da Defesa.
Braga Netto teria liderado reuniões em Brasília nas quais foram discutidas alternativas para reverter o resultado eleitoral, após a dupla ter sido derrotada nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva.
Trecho do pedido de depoimento feito pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)
O que aconteceu
Havia resistência à convocação de militares de alta patente, mas o presidente da CPI, deputado Arthur Maia (União-BA), cedeu neste caso pelo elevado número de pedidos para ouvir o general. Foram quatro requerimentos sobre isso.
O ex-ministro de Bolsonaro também vai responder a questões sobre uma suposta articulação para decretar estado de Defesa no Brasil. O depoimento ocorre na sequência de outro general comparecer na CPI: Gustavo Henrique Dutra comandava a área onde foi montado o acampamento em frente ao quartel-general do Exército.
Na terça-feira, Braga Netto teve seu nome envolvido em uma operação da Polícia Federal que apura compra irregular de coletes balísticos durante a intervenção no Rio de Janeiro em 2018, quando o general era o interventor.
Deixe seu comentário