Aprovação de Lula cai cinco pontos percentuais em três meses, diz Ipec

A pesquisa Ipec divulgada hoje pelo jornal O Globo aponta que a aprovação do governo Lula (PT) caiu cinco pontos percentuais, de 56% para 51%, desde setembro. Ao todo, 38% dos entrevistados consideram a gestão ótima ou boa.

O que diz o Ipec

51% das pessoas dizem aprovar a maneira de governar de Lula. Outras 43% reprovam. Na última pesquisa Ipec, que foi publicada em setembro, o índice de aprovação era de 56% e o de reprovação, 39%.

O governo foi avaliado como ótimo ou bom por 38% dos entrevistados. No levantamento anterior, esse grupo representava 40% das pessoas.

Na nova pesquisa, quando questionados sobre como classificavam a administração do presidente Lula até o momento, os entrevistados responderam:

  • Ótima: 13%
  • Boa: 25%
  • Regular: 30%
  • Ruim: 9%
  • Péssima: 21%
  • Não sabem/não responderam: 2%

Metade (50%) diz não confiar no presidente. Outros 48% disseram que confiam em Lula, enquanto 3% não souberam ou não quiseram opinar.

Para maioria (35%), governo está pior do que o esperado. Já para 32%, a gestão superou as expectativas. Outros 30% disseram estar exatamente como o esperado e 2% não souberam ou preferiram não responder.

Situação da economia melhorou, segundo entrevistados. Para 39%, a economia está melhor agora do que há seis meses. Em contrapartida, 36% disseram que a situação piorou. Para 30%, nada mudou. Outros 2% não souberam ou não quiseram opinar.

Dados da pesquisa

Segundo o Globo, o Ipec entrevistou 2.002 pessoas em todos os estados entre os dias 1º e 5 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes