Linha do tempo: Bolsonaro convocou ato na Paulista e foi para embaixada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou dois dias na embaixada da Hungria, em Brasília, após ter o passaporte apreendido pela Polícia Federal. A informação foi divulgada pelo jornal norte-americano The New York Times e confirmada ao UOL pela defesa de Bolsonaro.

Confira a linha do tempo dos fatos:

8 de fevereiro - Bolsonaro tem passaporte apreendido

A Polícia Federal apreendeu os passaportes do ex-presidente e de outros nomes ligados a ele em 8 de fevereiro. A medida cautelar era referente à operação que investiga o grupo que tentou dar um golpe de Estado após as eleições.

Bolsonaro estava na sua residência em Mambucaba, em Angra dos Reis, quando a PF vasculhou os seus endereços e apreendeu o seu passaporte. O documento foi apreendido em Brasília.

10 de fevereiro - Oração com apoiadores

Em Angra dos Reis, Bolsonaro publicou um vídeo nas redes sociais. Na ocasião, ele apareceu rezando com apoiadores. Na legenda, disse que a oração era "pelo Brasil".

11 de fevereiro - Bolsonaro conversa com apoiadores

O ex-presidente postou outro vídeo em que aparece conversando com apoiadores, ainda em Angra dos Reis.

Continua após a publicidade

No mesmo dia, o coronel do Exército Bernardo Romão Correa Neto, que atuava como homem de confiança de Mauro Cid, foi preso ao desembarcar em Brasília. Alvo da operação da PF contra suposta organização criminosa que tentou dar golpe para manter Bolsonaro na Presidência, ele estava em missão nos EUA e era o único que ainda não havia sido detido.

12 de fevereiro - Bolsonaro convoca ato na Paulista e chega à embaixada

O ex-presidente foi para embaixada quatro dias após entregar passaporte, afirmou o New York Times. Ele teria chegado ao local na noite de 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, acompanhado de dois seguranças, segundo a publicação.

Bolsonaro foi recebido pelo embaixador húngaro. Imagens de câmeras de segurança da embaixada divulgadas pelo NYT mostram o ex-presidente encontrando o embaixador Miklos Tamás Halmai.

Post com material antigo. No início da tarde de 12 de fevereiro, Bolsonaro compartilhou um vídeo andando de jet-ski e cumprimentando apoiadores ainda em Mambucaba.

Continua após a publicidade

Uma hora antes de chegar ao local, o ex-presidente postou outro vídeo, convocando seus apoiadores para um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 25 de fevereiro. Ele afirmou que seria um ato pacífico e em "defesa do nosso Estado democrático de direito".

13 de fevereiro - Mais fotos antigas

No feriado de Carnaval, Bolsonaro fez duas publicações nas redes sociais. No X, o antigo Twitter, o ex-presidente publicou, às 10h54, um registro na praia. Na legenda, escreveu: "Agradeço sempre a consideração de todos".

Continua após a publicidade

Mais tarde, às 16h15, ele compartilhou uma foto com o pai, Percy Geraldo Bolsonaro, que morreu em 1995.

14 de fevereiro - Bolsonaro deixa a embaixada

No dia 14 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas, os funcionários foram orientados a passar o resto da semana trabalhando de casa. Ninguém foi informado sobre o motivo da orientação, afirmou uma fonte anônima citada pelo jornal.

Naquele dia, o ex-presidente postou um vídeo em que aparece fazendo gestos de coração ao lado de uma criança. A publicação foi feita às 11h26.

Continua após a publicidade

Ainda no dia 14 de fevereiro, Bolsonaro foi embora da embaixada. Uma câmera de segurança teria gravado o momento em que o próprio embaixador acena para ele em despedida.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.