Conteúdo publicado há 1 mês

Ciro Nogueira vê anistia a Bolsonaro após eleição ao Senado em 2026

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá obter uma anistia se conseguir eleger a maioria no Senado em 2026, disse o senador Ciro Nogueira (PP-PI) no UOL News da manhã desta segunda-feira (15).

Bolsonaro já está conformado de que não conseguirá absolvição no STF (Supremo Tribunal Federal) e acabará indo preso, segundo o colunista Tales Faria. Para isso, ele quer ganhar tempo para negociar sua anistia no Congresso Nacional.

Não tenho dúvida [da volta de Bolsonaro com uma possível vitória de Trump], principalmente se mudar o condicionamento do Senado. Dá até para discutir se Lula, Bolsonaro ou Tarcísio vão ganhar, mas que a direita vai ter ampla maioria no Senado a partir de 2026, isso ninguém tem dúvida. Bolsonaro vai eleger em torno de 38 a 41 senadores, somado aos 15 que já são aliados a ele, imagina a força política de ter 54 senadores a partir de 2026.

Grande parte dos senadores vão precisar do apoio de Bolsonaro em 2026. Só teríamos, hoje, que reverter em torno de oito senadores para votar a anistia ao Bolsonaro. Esses oito senadores vão pensar duas vezes para votar a anistia a partir do próximo ano. Ciro Nogueira, senador do PP

Anistia a Bolsonaro

Bolsonaro pede para os advogados adiarem o quanto for possível sua prisão, já que as provas contra si são robustas.

Bolsonaro pediu aos advogados que realmente tentem, ao máximo, adiar o julgamento. Ele quer tempo para articular no Congresso a aprovação da anistia. O primeiro passo para a aprovação da anistia já foi dado: um acordo do PL, partido de Bolsonaro, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, garantiu que, se aprovado na comissão especial, o projeto vai ser pautado no plenário. Em troca, o PL votará no candidato indicado por Lira para sua sucessão no comando da Câmara.

A amarração final de Bolsonaro será dada em 2026: Bolsonaro planeja eleger uma bancada majoritária no Senado. Se ele conseguir aprovar na comissão esse ano, estar pautada para o plenário até o início do próximo ano e, ao longo de 2025, aprovar na Câmara, em 2026 o projeto vai para o Senado. No Senado, ele espera conseguir fazer maioria.

Para aprovar uma Emenda Constitucional, ele vai precisar eleger 49 senadores. Por isso, a meta é eleger 37. É uma tarefa difícil, mas não impossível, juntando PL, aliados e outros partidos. Ele está investindo tudo nesse projeto: a anistia. Ele não vê mais chances de ser absolvido. Tales Faria, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Deixe seu comentário

Só para assinantes