Dom Odilo Scherer sofre queda na rua, fratura punho e passa por cirurgia

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, 75, fraturou o punho esquerdo na última quarta-feira (27) ao escorregar na rua, mas passa bem, de acordo com a arquidiocese.

O que aconteceu

A queda ocorreu em Campos do Jordão, interior paulista. "Ele escorregou no asfalto molhado em frente à casa onde estava reunido com os bispos", confirmou ao UOL a Arquidiocese de São Paulo. Ele participava de reuniões com bispos auxiliares.

Dom Odilo passou por cirurgia. "Ele teve uma fratura na região do punho esquerdo. Foi submetido a uma cirurgia na sexta-feira, 29/11, recebeu alta no dia seguinte e passa bem", diz a arquidiocese.

Inclusive, já participou de compromissos públicos no fim de semana, como reuniões e celebrações.
Arquidiocese de São Paulo

Dom Odilo renunciou ao cargo

Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, durante missa do Domingo de Ramos, na Praça da Sé, em 2018
Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, durante missa do Domingo de Ramos, na Praça da Sé, em 2018 Imagem: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

Em 8 de outubro de 2024, Dom Odilo renunciou ao comando da arquidiocese. O papa Francisco aceitou a renúncia, mas pediu que ele continue no cargo até o fim de 2026.

A renúncia equivale à aposentadoria. Dom Odilo chegou aos 75 anos no dia 21 de setembro, idade limite para que um bispo seja dispensado de suas funções. Depois de aceito o pedido de renúncia, o religioso se torna bispo emérito.

O gaúcho dom Odilo Scherer foi nomeado arcebispo de São Paulo por Bento 16, em março de 2007. Na época, ele era secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Dom Odilo sucedeu dom Cláudio Hummes, de quem já era bispo-auxiliar na arquidiocese.

Continua após a publicidade

Antes de o argentino Jorge Mario Bergoglio ser escolhido papa, em 2013, Odilo chegou a aparecer entre os cotados.

Sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como 'peregrinos de esperança'. Procuremos caminhar juntos na realização do 'Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026', vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese.
Dom Odilo ao aceitar o pedido do papa

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.