Topo

Jovem tem condição rara que faz com que couro cabeludo pareça cérebro

Do UOL, em São Paulo

18/10/2012 17h14

Um jovem de 21 anos é portador de uma rara condição que faz com que seu couro cabeludo pareça com um cérebro. A descoberta foi feita por médicos brasileiros e publicada no periódico "The New England Journal of Medicine". O caso teve início quando o jovem completou 19 anos.

De acordo com os médicos, o jovem foi diagnosticado com "cutis verticis gyrata", condição que deixa o couro cabeludo com calombos e sulcos que se assemelham ao cérebro.

Uma das autoras do estudo, a dermatologista Karen Schons, relata que o paciente não se incomoda com a aparência do couro cabeludo, portanto nunca fez nenhum tipo de intervenção cirúrgica. "O paciente não tem nem o hábito de cobrir a cabeça com boné ou chapéu", afirma Schons no artigo.

O exame clínico mostrou que as marcas surgiram após crescimento excessivo da pele do couro cabeludo do paciente. Os médicos afirmaram ao periódico que o homem não apresenta problemas psiquiátricos ou neurológicos decorrentes da condição, ainda que distúrbios como esquizofrenia sejam comuns em pacientes com "cutis verticis gyrata".

Schons destaca que existem métodos cirúrgicos para corrigir as deformações, mas não considera uma boa opção para pacientes com muita pele localizada no couro cabeludo.