Topo

Presidente do CRM de Minas renuncia um dia antes do fim do mandato

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 18h00

O presidente do CRM de Minas Gerais, João Batista Gomes Soares, anunciou sua renúncia na tarde desta segunda-feira (30). Segundo a nota publicada no site da entidade, Soares afirmou que sua atitude não deveria ser confundida com "birra". O detalhe é que seu mandato expiraria nesta terça-feira, 1º de outubro.

  • Arte UOL

    Saiba qual a proporção de médicos em cada Estado e o panorama em outros países

Soares já havia declarado que preferia renunciar a conceder os registros aos médicos estrangeiros que viessem trabalhar por meio do Mais Médicos sem fazer o exame de revalidação do diploma. O presidente sempre foi um dos maiores críticos do programa.

Em outra ocasião, chegou a declarar: “Vou orientar meus médicos a não socorrerem erros dos colegas cubanos”. A frase gerou muita polêmica. Em seguida, Soares emitiu uma nota dizendo que havai sido mal-interpretado.

Veja a seguir a íntegra da nota postada no site do CRM de Minas Gerais:

 

"Estou findando meu mandato de presidente com a marca da renúncia, o que muito contraria meus princípios éticos e democráticos.

Agradeço a todos pelo significativo apoio que sempre contei em minhas decisões e atos. Continuarei com o conselho, fiel aos meus princípios, ciente do meu papel. Aqueles que classificam minha atitude como "birra" não entendem a importância e o papel do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais no contexto da saúde da população e na defesa dos direitos dos médicos mineiros.

Sinto-me afrontado em meus princípios morais e éticos. Não posso descumprir decisão judicial, por isso renuncio ao meu cargo de presidente do CRMMG ao qual procurei sempre honrar.

Continuo como conselheiro exercendo o papel para o qual fui eleito pelos médicos de Minas Gerais".