Vice, Maduro assumirá na Venezuela e deve convocar eleições em 30 dias, diz chanceler
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, assumirá a presidência da Venezuela após a morte de Hugo Chávez, neste terça-feira (5), e convocará eleições "nos próximos 30 dias", informou o chanceler Elías Jaua.
"Agora que se produziu a vacância absoluta, assume o vice-presidente da República como presidente e se convoca eleições nos próximos 30 dias. Estas foram as ordens do comandante presidente Hugo Chávez", disse Jaua à TV estatal Telesur.
Antes de viajar a Cuba, em dezembro, Chávez designou o vice-presidente Nicolás Maduro como candidato governista em caso de novas eleições.
A cerimônia fúnebre do presidente Hugo Chávez, que morreu após uma batalha de quase dois anos contra o câncer, será na sexta-feira (8) na Academia Militar de Caracas na presença dos chefes de Estado da região, anunciou o chanceler.
Jaua, que garantiu que o país está em normalidade após o anúncio da morte do mandatário, disse que foi decretado luto nacional de sete dias e que as aulas em todos os níveis foram suspensas pelo resto da semana.
O corpo de Chávez será levado nesta quarta-feira (6) à Academia Militar e será exposto a seus simpatizantes. O local do sepultamento ainda não foi definido.