Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia pede "provas" a aliados ocidentais sobre avião que caiu no Irã

08.jan.2020 - Equipes resgatam corpo no local onde um avião da Ukraine International Airlines caiu em Teerã, matando 176 pessoas - AFP
08.jan.2020 - Equipes resgatam corpo no local onde um avião da Ukraine International Airlines caiu em Teerã, matando 176 pessoas Imagem: AFP

09/01/2020 17h14

Kiev, 9 Jan 2020 (AFP) - A Ucrânia pediu nesta quinta-feira (9) a seus aliados ocidentais que forneçam "provas" que ajudem na investigação da queda de um Boeing ucraniano no Irã, depois que fontes americanas citadas pela imprensa disseram que a aeronave teria sido derrubada por engano pela defesa antiaérea de Teerã.

"Nosso país tem o mais absoluto interesse em que se chegue à verdade. É por isso que pedimos aos parceiros ocidentais da Ucrânia: se tiverem provas que ajudem na investigação, solicitamos que as forneçam a nós", destacou a Presidência ucraniana em um comunicado.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta ter "suspeitas" sobre o acidente com o avião ucraniano que, segundo veículos de comunicação, o Irã derrubou por engano.

A tragédia, em que morreram 176 pessoas, ocorreu em meio a graves tensões entre Teerã e Washington, e pouco depois do disparo de mísseis pelo Irã contra bases usadas pelas tropas americanas no Iraque.