Trump confirma que anunciará no sábado indicação à Suprema Corte
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou hoje que anuncia no sábado a sucessora da juíza progressista Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte.
"Vou anunciar a nomeação para a Suprema Corte no sábado, na Casa Branca", disse Trump, que especificou que o tempo exato ainda não foi definido.
A morte de Ginsburg, na sexta-feira, aos 87 anos, e seu último desejo de ser substituída pelo nome indicado pelo governo que resultar das urnas em 3 de novembro agitaram a já tensa campanha eleitoral em curso nos Estados Unidos.
Liderados pelo rival eleitoral de Trump, Joe Biden, os democratas exigem que os republicanos que dominam o Senado se abstenham de ratificar a nomeação para preencher a vaga.
Trump e o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, dizem que continuarão com o processo.
Os juízes da Suprema Corte decidem uma ampla gama de questões na vida dos cidadãos: do direito ao aborto a questões de imigração, passando pelo acesso à saúde.
A Corte é composta por nove juízes e, antes do falecimento de Ginsburg, os conservadores detinham uma maioria de 5 a 4. Em algumas votações, os juízes mais moderados acompanhavam a decisão dos mais progressistas.
Se Trump conseguir nomear um novo magistrado, o novo saldo será de 6 contra 3.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.