Bolsonaro culpa Carla Zambelli por derrota para Lula: 'Tirou nosso mandato'
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atribuiu a derrota na eleição de 2022 à deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que sacou uma arma e perseguiu um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma rua no bairro Jardins em São Paulo na véspera do segundo turno.
"Carla Zambelli tirou o mandato da gente. Ela tirou o mandato da gente", disse Bolsonaro hoje ao relembrar o episódio durante participação no podcast Inteligência Ltda. Na visão do ex-presidente, os eleitores associaram a atitude à sua política de defender a ampliação do porte de armas, o que teria lhe custado votos.
A parlamentar é ré por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo devido ao episódio. Seis ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já votaram para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão e a perda de mandato —ou seja, já há maioria pela condenação. Contudo, o ministro Nunes Marques pediu vista e suspendeu o julgamento ontem.
Aquela imagem, da forma com que foi usada, a Carla Zambelli perseguindo o cara. Aquilo teve gente falando: 'olha, o Bolsonaro defende o armamento'. Mesmo quem não votou no Lula, anulou o voto. A gente perdeu. São Paulo estava bem, né?
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República

"A gente estava com 20 pontos [de vantagem]", respondeu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que também participou da entrevista.
A defesa de Zambelli encarou com "esperança" o pedido de vista de Nunes Marques e disse que espera que ele e os demais ministros "possam examinar minuciosamente o processo e constatar, como exposto nos memoriais encaminhados, que não pode prevalecer o voto condenatório proferido pelo Eminente Ministro Relator".
Mesmo condenada, Zambelli só perderá a cadeira na Câmara quando acabar a possibilidade de recurso. No final de janeiro, ela teve o mandato cassado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) por divulgar vídeos questionando o resultado das eleições de 2022, mas o caso ainda precisa ser julgado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
314 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Wilma Althausen Bulau
Ela até pode ter custado alguns votos, mas teve as meninas da Venezuela, sua postura na Covid, irresponsável, o monte de grosserias ao longo do mandato, a proteção aos filhotes execrando o Moro, o desrespeito ao meio ambiente, o machismo, a performance pífia ao longo de 30 anos na política, deslealdade com amigos e aliados, enfim, um bom pacote... A culpa pelo retorno do Lula é sua mesmo caro ex..., agora chora toda hora tb? Depois que perdeu as eleições perdeu a compostura tb, roubou jóias, tramou golpinho, brochou de vez.
Caio Ventosa Chaves
Ué, mudou? A culpa da derrota não tinha sido a urna eletrônica? Agora é a Carla Zambelli? Que patético!
Valmir Arantes
Foi um livramento. Seria uma tragédia a vitória dele.