Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia rebate Putin e nega 'progresso' em negociações sobre a guerra: 'Avanço zero'

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, participa de entrevista coletiva após se reunir com seus homólogos russo Sergei Lavrov e turco Mevlut Cavusoglu, em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, em Antalya, Turquia 10 de março de 2022 - Murad Sezer/Reuters
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, participa de entrevista coletiva após se reunir com seus homólogos russo Sergei Lavrov e turco Mevlut Cavusoglu, em meio à invasão da Ucrânia pela Rússia, em Antalya, Turquia 10 de março de 2022 Imagem: Murad Sezer/Reuters

11/03/2022 15h16Atualizada em 11/03/2022 18h12

A Ucrânia rebateu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e negou nesta sexta-feira (11) que tenha havido qualquer tipo de progresso nas negociações entre os dois países.

Em entrevista à Bloomberg, o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, falou em "avanço zero".

"É difícil para mim entender a que tipo de progresso o presidente Putin estava se referindo", acrescentou o chanceler.

Horas antes, Putin dissera ao presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, que haviam sido feitos "alguns progressos" nas conversas com Kiev, mas sem citar quais avanços seriam esses.

Nesta quinta (10), Kuleba se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na Turquia, e saiu do encontro frustrado.

"Não fizemos nenhum progresso em relação ao cessar-fogo. Parece que há outras pessoas que decidem sobre isso na Rússia", declarou o ministro ucraniano na ocasião.

Além desse encontro, já foram realizadas três rodadas de conversas em Belarus, mas ainda não há data para um quarto encontro.

A Rússia exige a desmilitarização da Ucrânia e o reconhecimento da soberania de Donbass e da anexação da Crimeia para interromper sua invasão.