Vietnã retira 600 mil pessoas para chegada do tufão Haiyan
As autoridades do Vietnã retiraram cerca de 600 mil pessoas diante da chegada do tufão Haiyan, que deixou um rastro de desolação na região central das Filipinas e que atinge neste domingo (10) o litoral vietnamita, informaram fontes oficiais.
Leia mais
- Reino Unido disponibiliza US$ 7,8 milhões para vítimas do Haiyan
- Megatufão Haiyan causa morte de 8 pessoas em Taiwan
- Trezentas pessoas morrem na ilha de Samar
- Tufão Haiyan matou ao menos 10 mil, diz autoridade
- Tufão é o mais intenso da história
- Supertufão atinge Filipinas com ventos de mais de 300 km/h
"Evacuamos mais de 174 mil casas, equivalentes a mais de 600 mil pessoas", indicou um relatório do Departamento de Controle de Inundações e Tempestades vietnamita.
Por enquanto, pelo menos oito pessoas morreram no Vietnã, segundo a agência oficial chinesa "Xinhua". Elas faziam parte de um grupo de 26 pessoas que participava de um curso de uma comunidade universitária em um parque geológico próximo à costa nordeste da ilha.
No sábado (9), eles foram atingidos por três grandes ondas de oito metros de altura, que empurraram 16 pessoas para o mar.
Após horas de operação de resgate, as equipes de salvamento locais confirmaram a morte da metade das vítimas, enquanto as demais estão sendo tratadas após sofrerem ferimentos.
Já a diretora da organização CARE, Claudia Futterknecht, ao canal australiano "ABC", informou que outras quatro pessoas morreram enquanto preparavam suas casas para a chegada do fenômeno meteorológico.
Haiyan
O Haiyan se dirige, após mudar de rumo, às províncias do norte e noroeste com uma velocidade de 35 km/h, indicou o escritório meteorológica do Vietnã.
O tufão, que em sua passagem pelas Filipinas atingiu sua máxima potência, perdeu força durante seu trajeto pelo Mar do Sul da China até que o departamento vietnamita o rebaixou para o nível de potência 1, o mais baixo da escala.
O primeiro-ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung, declarou na sexta-feira (8) após uma reunião de emergência que apesar de o tufão chegar debilitado, ainda tem força para "complicar" a situação por isso que foram tomadas medidas de segurança para "limitar as consequências em termos humanos e materiais".
A companhia aérea estatal Vietnan Airlines confirmou que 62 de seus voos foram cancelados devido ao temporal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.