Topo

Comissão Europeia cita possível envio de ajuda contra incêndios na Amazônia

Fumaça é vista durante incêndio que atinge a floresta Amazônica perto de Porto Velho, Rondônia - Ueslei Marcelino/Reuters
Fumaça é vista durante incêndio que atinge a floresta Amazônica perto de Porto Velho, Rondônia Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Em Bruxelas

23/08/2019 08h58

A Comissão Europeia (CE) afirmou hoje que está preparada para proporcionar assistência às autoridades do Brasil e da Bolívia na luta contra os incêndios florestais que afetam múltiplas áreas da Amazônia, diante dos quais se declarou "profundamente preocupada".

"Estamos em contato com as autoridades brasileiras e bolivianas e estamos prontos para ajudar da forma que pudermos, seja enviando assistência ou ativando o sistema de satélites Copérnico", disse a porta-voz comunitária Mina Andreeva na entrevista coletiva diária da instituição.

Copérnico é o programa de observação da Terra da União Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA) que proporciona informação para melhorar a proteção do meio ambiente e garantir a segurança cidadã, através do qual é possível obter mapas do terreno afetado pelo fogo.

A porta-voz acolheu positivamente a intenção do presidente francês, Emmanuel Macron, de debater os incêndios durante a reunião do G7 em Biarritz (França), onde a União Europeia estará representada pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e uma delegação da Comissão.

"O sentido de urgência está garantido", afirmou a porta-voz, que lamentou os incêndios na "maior floresta do mundo" que "acolhe um décimo de todas as espécies do mundo".