Topo

Milícia do Rio expande negócios

Otávio Silveira
Imagem: Otávio Silveira

Do UOL

08/08/2022 06h26Atualizada em 08/08/2022 10h21

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia que foi enviado hoje cedo (8). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, diariamente? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

****

Com dinheiro extorquido de moradores de favelas e empresários, as milícias do Rio de Janeiro investem em mineração, lojas de material de construção, farmácias e outras empresas, diversificando sua atuação, sem deixar de lado as fontes tradicionais de receita, como venda de gás e conexão clandestina à internet e à TV a cabo. As milícias dominam territórios em que vivem mais de 2 milhões de pessoas.
..........................
Os milicianos ficam com um percentual de todos os negócios em sua área de atuação - de pequenos serviços a venda de drogas. Também cobram taxas de trabalhadores autônomos que circulam pela cidade e forçam lojistas a comprar determinados produtos. Quem não paga morre. Foi o que aconteceu com um garoto de programa, torturado e morto por não pagar "tributo".

******************
POBREZA RECORDE

Chegou a 19,8 milhões o número de pessoas em situação de pobreza nas metrópoles brasileiras em 2021. É o maior total desde 2012, quando começou a ser feito o levantamento.

******************
PRA FICAR DE OLHO

O TSE deve divulgar hoje todas as candidaturas que foram registradas em seu sistema.

******************
CARGOS SECRETOS

As contratações sem transparência do governo do Rio de Janeiro foram parar no debate da Band entre candidatos ao governo do estado. Marcelo Freixo usou o escândalo para atacar o governador Cláudio Castro.
..........................
Mais um segredo revelado nos cargos secretos: dos 2.137 pontos em que deveriam ser desenvolvidas atividades esportivas para a comunidade, 1.343 (63% do total) não tinham nenhum aluno inscrito. Só o uso de recursos de contribuintes é real, diz Leonardo Sakamoto.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Durante debate entre candidatos ao governo de São Paulo promovido pela Band, Tarcísio de Freitas, Rodrigo Garcia e Fernando Haddad trocaram acusações sobre a atuação de cada um e de seus padrinhos políticos. Garcia e Haddad foram os principais alvos de críticas e ataques. A Agência Lupa checou as declarações dos candidatos e mostra no que erraram.
..........................
Romeu Zema, candidato do Novo, faltou ao debate da Band em Minas Gerais e foi atacado por Alexandre Kalil (PSD) e Carlos Viana (PL). No debate do Paraná, o alvo foi Ratinho Jr, que não compareceu.
..........................
Por que Claudia Raia "deixou" a política depois de apoiar campanha contra Lula em 1989?
..........................
Pivô da Vaza Jato, Walter Delgatti estuda direito, não tem acesso à internet e vota no PT.
..........................
UOL e Folha sabatinam hoje Roberto Cláudio, candidato pelo PDT ao governo do Ceará.
..........................
Simone Tebet participa do programa Roda Viva, da TV Cultura. Ao vivo, às 22h, na primeira entrevista da série com candidatos à Presidência.

******************
CERCADINHO

Nem só de motociatas vive Bolsonaro. Ontem foi dia de futebol. O presidente foi ao estádio para ver o Palmeiras jogar. Também foi dia de ir a uma churrascaria em São Paulo - e sair de lá ouvindo vaias e aplausos.
..........................
Michelle Bolsonaro disse durante um culto que o Planalto já foi "consagrado a demônios".
..........................
Boletins de ocorrência da Polícia Rodoviária Federal mostram que caçadores, atiradores e colecionadores (abreviadamente, CACs) aproveitam os decretos armamentistas publicados por Bolsonaro para andar armados mesmo quando não estão a caminho dos locais de prática de tiro ou caça.

******************
MUNDO DO CRIME

Acusado de dar um tiro na cabeça do campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, o tenente da PM Henrique Otavio Oliveira se entregou ontem à noite e foi preso.
..........................
O ex-PM Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco, foi condenado a cinco anos de prisão por tráfico internacional de armas.

******************
NA NEWSLETTER DO FLAVIO GOMES

O principal tema da semana não é velocidade - é a morte de Jô Soares. Começa assim: "Faleceu na madrugada da última sexta-feira, nesta capital, o Sr. Humor. Humor era divertido, engraçadíssimo, espirituoso e, embora isso pareça muito fora de moda, respeitoso. E corajoso, também. Humor enfrentou a ditadura militar. Com humor." Para receber a newsletter todo domingo, por email, cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER DE UNIVERSA

Sexo fora do casamento, tema de novo episódio do programa Sexoterapia, abre o boletim, que também destaca entrevista com a escritora Isabel Allende e o Prêmio Inspiradoras 2022. O boletim é enviado às sextas-feiras. Inscreva-se.

******************

MUNDO DA BOLA

Palmeiras - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol sobre o Goiás pelo Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Palmeiras venceu por 3 a 0 o Goiás e abriu seis pontos de vantagem em relação ao Corinthians no Brasileirão. Mais importante, diz Danilo Lavieri, é estar nove pontos à frente do Flamengo. Agora vem sequência decisiva, avalia Alicia Klein.
..........................
O Fluminense fez 1 a 0 no Cuiabá. Gol de Cano, artilheiro do Brasileirão.
..........................
O Athletico marcou aos 50 do segundo tempo o gol de desempate: fez 3 a 2 no Atlético-MG. Rodolfo Rodrigues destaca que, com reservas, o time de Felipão bateu fora de casa o Palmeiras e o Galo.
..........................
Com um a menos desde os 29 minutos do primeiro tempo, o Fortaleza derrotou o Inter por 3 a 0.
..........................
A tabela atualizada do Brasileirão.
..........................
No Inglês, o Brighton venceu o Manchester United por 2 a 1, e o Manchester City fez 2 a 0 no West Ham.
..........................
Os resultados da rodada.
..........................
Mundial é estrela que falta para Abel formar "quarta Academia" do Palmeiras, diz Ademir da Guia, que vê em Dudu seu possível sucessor como ídolo do clube.
..........................
Donos das maiores torcidas do Brasil, Corinthians e Flamengo sobram nas redes sociais e estão em franca expansão.

******************

PELO MUNDO

Petro - Reuters/Luisa Gonzalez - Reuters/Luisa Gonzalez
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro
Imagem: Reuters/Luisa Gonzalez

Em seu discurso de posse, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, propôs a grupos armados do país que aceitem "benefícios jurídicos" em troca de paz.
..........................
A FRASE

É hora de uma nova convenção internacional que aceite que a guerra às drogas falhou.
Petro, propondo a adoção de "política de forte prevenção ao consumo" nos países desenvolvidos.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

Submetida a sanções, a Rússia achou no Brasil um novo mercado para seus produtos. Aumentou em 95% suas exportações para o país e subiu da 11ª para a 5ª posição no ranking de fornecedores internacionais do Brasil.

******************
PELO ESPAÇO

Existe telescópio melhor que o James Webb? Vem aí um trio superpoderoso de observatórios terrestres, no Havaí e no Chile, para agitar a astronomia.

******************
PARA PENSAR

Na minha luta, não sei exatamente quantas pessoas se uniram a mim pelos direitos das mulheres, mas considero que a lei, a independência e a democracia são as coisas pelas quais nós, mulheres, devemos lutar. São o que nos une em defesa dos nossos sonhos, de nossas esperanças e de nossos propósitos.
Maria da Penha, em artigo sobre o aniversário da lei que leva seu nome.
..........................
Christian Dunker pergunta: "Por que é difícil mudar crenças mesmo tendo provas contrárias?"

******************
VIVABEM

Ela conta como encara o câncer de mama com alto astral: "Feliz peitão novo".
..........................
"Fiquei 48 horas sem fechar o olho": como saúde mental afeta qualidade do sono.

******************

OBJETO DO DESEJO

adidas - Divulgação - Divulgação
Adidas Originals x Wales Bonner Samba
Imagem: Divulgação

Esgotado, Adidas Samba x Wales Bonner, tênis mais desejado do ano, triplica preço e pode custar R$ 5.000.

******************
TELINHA

Violência, prisão, abuso: série sobre Mike Tyson no Star+ evita foco em herói ou vilão.