Topo

Como a memória do Quilombo dos Palmares está sendo salva do esquecimento

Danilo Marques, professor da Universidade Federal de Alagoas - Jean Albuquerque/Olhos Jornalismo/UOL
Danilo Marques, professor da Universidade Federal de Alagoas Imagem: Jean Albuquerque/Olhos Jornalismo/UOL

Do Núcleo de Diversidade

16/08/2022 09h00

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (16). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

******

Danilo Marques, 34, é coordenador geral do Nabi (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e guardião de um tesouro: um acervo de registros únicos e inéditos da memória de Zumbi dos Palmares e da Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), lugar que abrigou o Quilombo dos Palmares entre os séculos 16 e 18.

Considerado o maior das Américas, o Quilombo dos Palmares chegou a reunir cerca de 20 mil pessoas. Para o professor, natural de Maceió, os arquivos ajudam a contar a luta e resistência da população negra por direitos.

Todas as propostas de nação e de redemocratização pensadas a partir do movimento negro têm passagem por Alagoas"
Danilo Marques, professor da UFAL (Universidade Federal de Alagoas)

O acervo do Nabi também contém registros de intelectuais negros como Lélia Gonzalez e o poeta e político Abdias Nascimento. Para evitar uma perda histórica irreparável, o trabalho do professor e sua equipe consiste em evitar que o material se deteriore. Assim, eles limpam e organizam pastas em caixas apropriadas para que um dia possam ser digitalizadas em um banco de dados e acessível pela internet.

Para quem ainda não viu, também vale conferir a história do fotógrafo Lázaro Roberto, um dos idealizadores da Zumvi, que possui um acervo de cerca de 30 mil momentos históricos da população negra de Salvador (BA).

***

MULHERES DE LUTA... Em 13 de agosto de 2015, Luiz Fernando de Paula, 34, foi assassinado em Osasco, na maior chacina do estado de São Paulo. Sua mãe, Zila Maria de Paula, se tornou articuladora do movimento 13 de Agosto, que reúne as mães das vítimas. Em TAB, ela divide a dor de perder um filho pela violência do Estado.

MULHERES DE NEGÓCIOS... Como é ser uma mulher negra de liderança no mundo financeiro? Fernanda Ribeiro, fundadora da Conta Black, responde a Universa. Dona de uma fintech que atua para democratizar serviços financeiros, ela conta sobre sua trajetória cheia de desafios e conquistas.

ANIVERSARIANTE... Glória Maria é reconhecida como um dos ícones do jornalismo brasileiro e tem duas possíveis datas de nascimento, o que segue confundindo a todos em relação a sua idade. Splash conta essa história e resgata a trajetória da jornalista.

***

CINEMA E TEATRO... O ator Babu Santana foi nomeado como novo diretor da associação cultural Nós do Morro, entidade que oferece formação gratuita em cinema e teatro para jovens que residem no Vidigal (RJ). Babu ingressou na carreira artística com o apoio da associação e agora pretende retribuir na direção.

RAP, LITERATURA E FÉ... O rapper MV Bill, 48, lança sua autobiografia "A Vida me Ensinou a Caminhar". O livro narra momentos memoráveis da carreira, como o primeiro grupo de rap, o Geração Futuro. Em Ecoa, ele comenta sobre a urgência do debate sobre política e a cena do hip hop.

***

DANDO A LETRA

Jeferson Tenório - Carlos Macedo/ Divulgação - Carlos Macedo/ Divulgação
Imagem: Carlos Macedo/ Divulgação

Sem as condições básicas para população como emprego, saúde, bem-estar, cultura e todas as coisas que tornam pessoas cidadãs vivendo com plenitude, a defesa da democracia se torna vazia e distorcida"
Jeferson Tenório, colunista do UOL

Em Notícias, Jeferson Tenório avalia que o movimento da carta em defesa da democracia é nobre, mas não é o suficiente. Para o colunista, assegurar a democracia passa por um letramento político exercido de maneira orgânica e periódica.

Chico Alves repercute a "Carta do Povo" pela democracia, uma iniciativa do deputado federal André Janones (Avante-MG) e do ex-banqueiro Eduardo Moreira; André Santana fala sobre abandono paterno e o silêncio dos homens no Dia dos Pais e Cínthia Leone conta por que o pacote dos EUA contra inflação é uma boa notícia para o clima.

Em Esporte, Rodolfo Rodrigues avalia a última derrota do Corinthians para o Palmeiras e ressalta que nos últimos 11 jogos entre os times, o Corinthians venceu apenas uma partida.

Talvez a sociedade brasileira precise também se retratar com as mulheres negras e assumir o compromisso de não mais violentar ou matar seus filhos"
Alexandre da Silva

Em VivaBem, Alexandre da Silva conta como a violência e o medo da discriminação está entre os fatores para que mulheres negras não tenham vontade de ter filhos e Elânia Francisca reflete se é possível existir amizade entre pessoas adultas e adolescentes.

Em Tilt, Akin Abaz explica o que são os algoritmos e qual a influência deles na rotina de quem vive nas redes sociais.

Em Ecoa, Milo Araújo conta 5 erros para não cometer enquanto anda de bike pela cidade. E Dona Jacira mergulha em sua memória e divide reflexões sobre a dificuldade de escrever.

***

PEGA A VISÃO

Uma exposição de fotos no DF ajudou um homem que nunca teve contato com o pai a encontrar pela primeira vez sua família paterna - Yasmin Velloso/UOL - Yasmin Velloso/UOL
Imagem: Yasmin Velloso/UOL

Cresci desejando conhecê-lo. A minha filha, por quem lutei dia e noite para ser um pai presente, no fim das contas, me deu um nome e intermediou o meu encontro com minha avó. Ela me deu à luz de novo"
Huanderson Marques, dono de oficina mecânica

Graças aos esforços da filha, Huanderson Marques conheceu a família do pai após 54 anos sem nenhum contato ou registro que pudesse conectá-los. Para encontrar a família do avô, Andressa Marques buscou no cemitério da cidade pessoas com seu nome completo: Plínio José da Silva.

A partir daí iniciou uma jornada que proporcionou ao pai a oportunidade de reconstruir seu passado. Huanderson conheceu um tio, chamado Antônio, que o contou sobre toda a história da família no lar onde viveram. Juntos, foram ao cemitério se despedir dos entes queridos. A reportagem de TABacompanhou esse momento.
***

SELO PLURAL

papo preto - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

No episódio #91 do Papo Preto, a cantora e compositora Indy Naíse compartilha experiências pessoais e conta que o mercado se fecha após a maternidade.