Dia da Consciência Negra vira feriado em SP; veja como fica a data no país

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (15). Quer receber o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail nas próximas semanas? Cadastre-se aqui.

***

O Dia da Consciência Negra se tornou feriado em todo o estado de São Paulo. A data de 20 de novembro remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, reconhecido líder do Quilombo dos Palmares.

Anteriormente, a data era feriado em São Paulo apenas no âmbito municipal em cidades como Campinas, Campos do Jordão, Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul e também na capital paulista.

No Brasil, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e agora São Paulo instituíram o feriado. O Congresso Nacional também está debatendo a possibilidade de tornar essa data uma comemoração nacional.

Outras regiões do país também consideram a data um feriado em nível municipal. É o caso do Rio de Janeiro, na capital e em outras cidades fluminenses; e da Bahia, onde o 20 de novembro é feriado nos municípios de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha.

Já em estados como Ceará, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima não há feriado em nenhuma cidade.

Leia mais:

Continua após a publicidade

***

PUBLICAÇÃO... "Forte é quem sabe ouvir, quem sabe dialogar." É o que escreve Cidinha da Silva em "Foi Mesmo Ontem, Não Faz Tanto Tempo", uma das crônicas de "Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos", tema da sua conversa em Splash.

FUTEBOL... Marcelo Carvalho está com sangue nos olhos. Popularmente, a expressão é usada para falar de pessoas corajosas que encaram situações sem medo e com convicção, algo que define a atuação do idealizador e diretor executivo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol. A disputa dele é para acabar com o racismo dentro da modalidade esportiva mais famosa no país.

***

PEGA A VISÃO

Imagem Papo Preto #134: Mestre Ivamar, muito além da TV
Imagem Papo Preto #134: Mestre Ivamar, muito além da TV Imagem: Alma Preta

Sou um ativista do movimento negro dos anos 1970 e tive contato com vários grupos de negros que faziam teatro e discutiam as questões raciais. De lá para cá comecei a participar da construção do Movimento Negro Unificado e veio uma ansiedade muito grande para sair do Brasil e fugir de tanto preconceito

Continua após a publicidade

Mestre Ivamar, ator

Mestre Ivamar, ator que está no ar na novela "Amor Perfeito", da Globo, é o entrevistado do último Papo Preto. O griô da TV também é pesquisador, escritor e militante do Movimento Negro. No papo, fala sobre o racismo dos anos 70 e a história dos seus ancestrais no Brasil.

***

DANDO A LETRA

****

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes