Bolsonaro derrete, mas a multidão que o segue não inspira tempos de paz

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

Baratas voaram na República hoje. A divulgação dos depoimentos à PF de 27 pessoas na investigação da trama golpista dominou o noticiário e aguça a curiosidade sobre o que ainda vem pela frente.

Sobre o que já sabemos, Juca Kfouri comenta: "O golpe não passou de uma pazuellada bolsonarista digna dos Trapalhões". Leonardo Sakamoto enxergou um caso de feitiço contra o feiticeiro: "Valdemar adota tática bolsonarista de largar aliados e joga Jair no mar".

Sobre o futuro, Wálter Maierovitch tem um plano imediato. O jurista sustenta que a prisão preventiva de Bolsonaro é necessária para a preservação da ordem pública. "Bolsonaro continua atentando, agitando, perturbando, tirando a tranquilidade não só do governo, mas de todos nós. Veja o que ele fez na Paulista, veja como continuam as redes sociais", diz.

Josias de Souza se preocupa com essa agitação e com as multidões que o ex-presidente ainda mobiliza. "Fica evidente que a eventual prisão de Bolsonaro, cada vez mais provável, condenará o Brasil ao convívio com o bolsonarismo. Não será um convívio fácil", escreve. E Reinaldo Azevedo, ainda antes do fim do sigilo dos depoimentos, já arriscava nomes de sucessores: "Eduardo e Michelle já disputam espólio".

A história do atirador que parou 39 bandidos

Para o fim de semana: vale ouvir o mais recente edição do podcast UOL Prime, em que o repórter Luís Adorno conta a José Roberto de Toledo os bastidores do documentário "Cidade Dominada".

Continua após a publicidade

O documentário conta a história do ataque a Araçatuba, em 2021, em que 39 bandidos pesadamente armados tiveram os planos frustrados pela ação de um único atirador, um policial aposentado. No podcast, Adorno detalha como foi a apuração. Mais detalhes na coluna de Toledo.

Outros olhares

Carla Araújo: Exército avalia como positiva a divulgação de depoimentos. Leia mais

Chico Barney: Davi não tem adversário à altura no BBB 24. Leia mais

Walter Casagrande Jr: Que pena que entre Bayern, Real e City apenas um possa chegar à final. Leia mais

Continua após a publicidade

Milton Neves: A única história séria do agora cinquentão Vampeta. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes