Avaliação do governo Lula piora, e há explicações para isso

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

Desde que Lula assumiu seu terceiro mandato como presidente, nunca foi tão baixo o percentual dos brasileiros que consideram seu governo ótimo ou bom, e nunca foi tão alto o percentual daqueles que consideram o governo ruim ou péssimo.

A pesquisa Datafolha que saiu nesta quinta-feira mostra empate técnico nesses quesitos: 35% avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, enquanto 33% o consideram ruim ou péssimo (com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos). Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha, feitas em março, junho, setembro e dezembro de 2023, o índice positivo oscilava entre 38% e 37%, enquanto o negativo variava de 27% a 31%.

O jornalista Ricardo Kostcho comentou no UOL News a queda de popularidade do presidente: "Lula está oscilando para baixo em faixas onde ele era mais forte: entre mulheres e negros. Porque entre evangélicos ele sempre teve uma avaliação pior, mas agora piorou mais ainda pelas declarações que ele deu sobre Israel. Ele jogou os evangélicos, o que faltava, no colo do Bolsonaro."

Kotscho completa: "Houve um momento de muito entusiasmo e esperança ano passado com a vitória do Lula e os primeiros meses do governo, volta de políticas sociais, mas isso foi aos poucos se esvaziando, o povo já está acostumado com os problemas sociais. Falta uma coisa nova nesse governo, não há nada que marque o governo Lula 3. O que tem de bom é o que já tinha antes e tá faltando alguma coisa nova que possa reverter esses números. Se continuar sem fazer nada, vai piorar."

Leonardo Sakamoto vê relação da piora na avaliação do governo com a alta nos preços de alimentos. "Não é coincidência. Praticamente no mesmo período, a alta acumulada do arroz foi e 30,72% e a do feijão preto, 20,11%, dados do IPCA, a inflação oficial do país."

Outros olhares

Alicia Kein: Robinho preso: nunca mais um estuprador famoso dormirá tranquilo. Leia mais

Continua após a publicidade

Josias de Souza: Prisão de Robinho torna a CBF cúmplice silenciosa do estupro. Leia mais

Wálter Maierovitch: Quando a fome é usada como arma de guerra. Leia mais

Christian Dunker: Brasil no divã: quais cuidados podem recuperar o país de seus sofrimentos. Leia mais

Diogo Cortiz: Trump mostra que IA pode ser álibi para verdades indesejadas. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes