Corrupção ou incompetência? O caso em que a PF mira Rui Costa

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

Uma investigação da Polícia Federal encontrou indícios que ligam o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), a irregularidades em um contrato de R$ 48 milhões para a compra de respiradores durante a pandemia quando ele era governador da Bahia, revela reportagem de Aguirre Talento. Aqui, um resumo com cinco coisas que você precisa saber sobre o caso: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/04/03/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-rui-costa-e-a-compra-dos-respiradores.htm

No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto disse que a Polícia Federal precisa explicar se o governo da Bahia na gestão de Costa agiu de forma incompetente ou foi corrupto durante a pandemia.

Para o colunista Tales Faria, "está mais do que na hora de o Lula adotar a 'lei Itamar Franco'". Ele explica: quando foi presidente, Itamar disse que ministro envolvido em alguma acusação de falcatrua ou irregularidade seria afastado. "Simples assim, e o governo fica limpo."

Josias de Souza vê no caso "todos os ingredientes que fazem a festa do bolsonarismo nas redes sociais: um ministro petista com gabinete no Planalto, um negócio da China, a pandemia da covid, uma delação e um inusitado aroma de maconha". "Com esses elementos, a investigação esmiuçada pelo UOL será instantaneamente convertida numa espécie de Disneylândia do bolsonarismo".

Outros olhares

José Roberto de Toledo: PM-SP mata 81% mais e regride à letalidade pré-câmeras nas fardas. Leia mais

Josias de Souza: Empatado em 1 a 1, o julgamento de Moro ganha aparência lotérica. Leia mais

Continua após a publicidade

Jamil Chade: Assassinato de ativistas preocupa e relatora da ONU fará missão ao Brasil. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes