E o Juscelino segue ali

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

A PF indiciou o ministro das Comunicações (e dos cavalos), Juscelino Filho, por suspeita de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e fraude em licitação. Ele não foi julgado ainda, mas, em tempos mais normais, integrantes de primeiro escalão de governo eram afastados até que tudo se esclarecesse. Reinaldo Azevedo ilustra a medida com o exemplo de Itamar Franco: "O Lula deveria empregar um instrumento que o Itamar usou com o então ministro [Henrique] Hargreaves, que era chefe da Casa Civil. Apareceu uma acusação que parecia, no momento ali, grave. O Itamar disse o seguinte: 'O Hargreaves se afasta do governo, nós vamos ver os desdobramentos, ver a investigação no que dá. Se não der em nada, ele volta'".

Mas, com o jóquei de Vitorino Freire, nada acontece.

Josias de Souza resume o negócio assim: "Sempre que a oportunidade bate à porta de Lula, avisando que é hora de se livrar de Juscelino Filho, o presidente reclama do barulho. E mantém o personagem na Esplanada".

Daria para imaginar que, no cálculo do presidente, o cavaleiro do Maranhão precisasse ser mantido por ali para manter um sólido apoio do partido no Congresso. Mas Leonardo Sakamoto constata: "Lula não tem votos do União Brasil, mas ganhou do partido ministro com B.O.". E talvez o ministro continue ali só para a relação com o Parlamento não ficar ainda pior. Tá difícil.

Outros olhares

Ronilso Pacheco: Votação de PL sobre aborto pode ser o triunfo do fundamentalismo. Leia mais

Continua após a publicidade

Tales Faria: Haddad força Congresso a dizer quem paga a conta da grana aos empresários. Leia mais

Raquel Landim: Dólar dispara, e políticos dizem que Haddad não cai por medo do substituto. Leia mais

Mariana Londres: O tamanho da derrota do governo no Congresso com a MP de PIS/Cofins. Leia mais

Juca Kfouri: O polêmico novo Mundial da Fifa. Leia mais

Chico Barney: Detestável, Fernando é importante para A Grande Conquista e merece ficar. Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes