EUA atingirão meta de admissão de 10 mil refugiados sírios, diz Casa Branca
-
Vadim Ghirda/AP
WASHINGTON (Reuters) - O governo Obama atingirá sua meta de admitir 10 mil refugiados sírios neste ano fiscal um mês antes do prazo e está trabalhando com o Congresso para aumentar a meta em mais alguns milhares em 2017, disse a Casa Branca nesta segunda-feira.
O refugiado número 10.000 estava previsto para chegar aos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira, disse a conselheira de segurança nacional Susan Rice, em comunicado.
A Casa Branca se comprometeu a admitir pelo menos 10 mil desabrigados durante o atual ano fiscal, que termina no final de setembro.
"Embora a admissão de refugiados seja apenas uma pequena parte de nossos amplos esforços humanitários na Síria e na região, o presidente compreendeu a importante mensagem que esta decisão passaria, não apenas aos sírios, mas à ampla comunidade internacional", disse Rice.
A admissão norte-americana de refugiados sírios tem sido um assunto quente na corrida presidencial de 2016, com o candidato republicado Donald Trump alertando que militantes violentos poderiam entrar no país se passando por refugiados.
(Por Ayesha Rascoe, Timothy Gardner e Arshad Mohammed)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))
REUTERS NS TR RBS
Receba notícias do UOL. É grátis!
Veja também
- Opinião: Anne Frank hoje é uma menina síria
- Por que sou um médico voluntário em Aleppo
-
- Geração de refugiados: A vida de bebês sírios que já nascem fugindo da guerra
- Vida de criança na Síria: vídeo mostra menina sendo surpreendida por explosão enquanto canta
- O 'horror de Aleppo' em imagem de menino que sobreviveu a ataque aéreo na Síria
- Quando comer tomate vira um luxo: a vida em meio ao cerco em Aleppo, na Síria