EUA atingirão meta de admissão de 10 mil refugiados sírios, diz Casa Branca

Em Washington

  • Vadim Ghirda/AP

WASHINGTON (Reuters) - O governo Obama atingirá sua meta de admitir 10 mil refugiados sírios neste ano fiscal um mês antes do prazo e está trabalhando com o Congresso para aumentar a meta em mais alguns milhares em 2017, disse a Casa Branca nesta segunda-feira.

O refugiado número 10.000 estava previsto para chegar aos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira, disse a conselheira de segurança nacional Susan Rice, em comunicado.

A Casa Branca se comprometeu a admitir pelo menos 10 mil desabrigados durante o atual ano fiscal, que termina no final de setembro.

"Embora a admissão de refugiados seja apenas uma pequena parte de nossos amplos esforços humanitários na Síria e na região, o presidente compreendeu a importante mensagem que esta decisão passaria, não apenas aos sírios, mas à ampla comunidade internacional", disse Rice.

A admissão norte-americana de refugiados sírios tem sido um assunto quente na corrida presidencial de 2016, com o candidato republicado Donald Trump alertando que militantes violentos poderiam entrar no país se passando por refugiados.

(Por Ayesha Rascoe, Timothy Gardner e Arshad Mohammed)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

REUTERS NS TR RBS

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos