Topo

Esse conteúdo é antigo

Em mensagem do Dia da Terra, papa alerta que planeta esta "à beira do abismo"

O papa citou a pandemia de Covid-19, somada aos efeitos da mudança climática, e disse que a natureza não pode continuar sendo desrespeitada - Vincenzo Pinto/AFP
O papa citou a pandemia de Covid-19, somada aos efeitos da mudança climática, e disse que a natureza não pode continuar sendo desrespeitada Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

Philip Pullella

22/04/2021 16h16

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco disse em sua mensagem do Dia da Terra nesta quinta-feira que o planeta esta "à beira do abismo" e que a humanidade tem que evitar "o caminho da autodestruição".

O papa, que emitiu vários apelos pela proteção ambiental desde que foi eleito em 2013, falou em duas mensagens de vídeo, um para o evento virtual do Dia da Terra e outro para a cúpula climática global comandada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

"Agora é a hora de agir. Estamos à beira do abismo", disse Francisco, que apoia o consenso científico segundo o qual o aquecimento global é parcialmente causado pelo homem, na mensagem do Dia da Terra.

Ele citou a pandemia de Covid-19, somada aos efeitos da mudança climática, e disse que a natureza não pode continuar sendo desrespeitada, porque "não perdoará mais".

"Quando a destruição da natureza é desencadeada, é difícil de parar. Mas ainda temos tempo, e seremos mais resistentes se trabalharmos juntos, ao invés de sozinhos", afirmou.

"Não se sai da crise igual, ou sairemos melhores, ou piores. Este é o desafio, e se não sairmos melhores, tomaremos o caminho da autodestruição".

Ele disse que agora é a hora da inovação e da invenção, e exortou líderes políticos a agirem com coragem e justiça.

Na mensagem ao evento presidido por Biden, no qual os EUA e outros países elevaram suas metas de cortes de emissões de gases de efeito estufa, Francisco disse que as pessoas têm "que cuidar da natureza para que ela cuide de nós".