Topo

Esse conteúdo é antigo

Maior acordo verde desde Paris: ONU concorda com roteiro do tratado de plástico

A ONU aprovou hoje um acordo histórico para criar o primeiro tratado global de poluição por plástico, descrevendo-o como o mais significativo desde o acordo de Paris de 2015 - Getty Images/iStockphoto
A ONU aprovou hoje um acordo histórico para criar o primeiro tratado global de poluição por plástico, descrevendo-o como o mais significativo desde o acordo de Paris de 2015 Imagem: Getty Images/iStockphoto

John Geddie e Joe Brock

02/03/2022 13h16Atualizada em 02/03/2022 13h51

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira um acordo histórico para criar o primeiro tratado global de poluição por plástico, descrevendo-o como o pacto ambiental mais significativo desde o acordo climático de Paris de 2015.

Os Estados membros conversaram por mais de uma semana em Nairóbi para concordar com o esboço de um acordo para conter a crescente poluição plástica, uma crise ambiental que se estende das fossas oceânicas ao topo das montanhas.

Autoridades governamentais aplaudiram e deram socos no ar após a adoção de uma resolução para criar um tratado legalmente vinculante sobre poluição por plástico, que deve ser finalizado até 2024.

"Estamos fazendo história hoje e todos vocês devem se orgulhar", disse Espen Barth Eide, presidente da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unea). "A poluição plástica se transformou em uma epidemia. Com a resolução de hoje, estamos oficialmente no caminho da cura."

A resolução, que a Unea chama de "o pacto ambiental mais significativo desde o acordo de Paris", foi escrita em termos amplos e um comitê intergovernamental agora tem a tarefa de negociar um tratado vinculante que terá efeitos cascata em empresas e economias em todo o mundo.

Qualquer tratado que imponha restrições à produção, uso ou design de plástico afetará empresas de petróleo e produtos químicos que fabricam plástico bruto, bem como gigantes de bens de consumo que vendem milhares de produtos em embalagens de uso único.

Isso também teria um impacto significativo nas economias dos principais países produtores de plástico, incluindo Estados Unidos, Índia, China e Japão.

Embora as autoridades da ONU tenham se unido na celebração do acordo para um tratado de plástico, ainda há divergências sobre o que deve ser incluído em um pacto final, disse o embaixador da Suíça para o Meio Ambiente, Franz Perrez.

"Esta é uma divisão entre aqueles que são ambiciosos e querem encontrar uma solução e aqueles que não querem encontrar uma solução por qualquer motivo", disse ele em entrevista coletiva em Nairóbi na terça-feira.

Há um apoio público esmagador para um tratado da ONU sobre poluição plástica, de acordo com uma pesquisa da Ipsos divulgada este mês, e os delegados foram rápidos em comemorar o que conseguiram em Nairóbi.

"Este é apenas o fim do começo, temos muito trabalho pela frente", disse uma emocionada Monica Medina, chefe da delegação dos Estados Unidos. "Mas é o começo do fim do flagelo do lixo plástico para este planeta."

(Reportagem de John Geddie em Nairóbi e Joe Brock em Cingapura)