Topo

Iris retira candidatura em Goiás e abre caminho para Júnior da Friboi

De Goiânia

29/04/2014 17h09

O ex-governador de Goiás, Iris Rezende, de 80 anos, retirou, nesta terça-feira (29), a sua pré-candidatura ao governo do Estado, de acordo com comunicado do PMDB goiano, divulgado nas redes sociais. Com a decisão, o empresário José Batista Júnior, o Júnior da Friboi, deverá ser oficializado como candidato do partido em junho.

Júnior da Friboi, que entrou no PMDB por articulação do vice-presidente Michel Temer, faz parte da família que controla a holding JBS. O empresário havia recebido o apoio de três dos quatro deputados federais do partido e de seis dos oito estaduais para concorrer.

Governador de Goiás por dois mandatos, conquistados nas eleições de 1982 e 1990, Iris Rezende dividiu a cena política goiana nas últimas décadas com o atual governador goiano Marconi Perillo (PSDB), que deverá disputar a reeleição. Seu grande trunfo na competição interna com Júnior da Friboi era a possibilidade de fazer uma composição com o PT, que lançou a candidatura própria de Antonio Gomide, ex-prefeito de Anápolis, e que não aceita apoiar o empresário.

Pressão

Há duas semanas, em Brasília, Júnior da Friboi comunicou à direção nacional do partido que ia se retirar por não aceitar disputar uma convenção partidária contra Iris, o que fez com que a direção do partido aumentasse a pressão sobre o ex-governador.

Em carta à direção estadual, Iris formalizou sua retirada protestando: "Nunca pensei que veria o PMDB dividido internamente e lançado ao mercado de especulações pouco republicanas. Já participei de muitas disputas internas no partido, nacionais e em Goiás, ganhei e perdi, mas sempre foram embates leais, pautados por ideais. Não quero, contudo, que meu nome seja instrumento de cisão desse partido", escreveu o ex-governador.