Topo

Chico Alves

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mourão tem chuva de críticas no Twitter ao saudar Proclamação da República

Vice-presidente Hamilton Mourão  - Reprodução
Vice-presidente Hamilton Mourão Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

15/11/2021 10h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O vice-presidente Hamilton Mourão, general da reserva, publicou hoje no Twitter uma mensagem saudando a Proclamação da República. "O povo brasileiro acordou no dia 15 de novembro de 1889 cheio de esperança no futuro do País", escreveu. "A República havia chegado e nosso destino como Nação mudava de rumo. Hoje, vejo que esta decisão proporcionou o crescimento necessário para termos no povo nosso maior representante".

A postagem motivou uma enxurrada de críticas: de 192 comentários publicados até às 10h07, a coluna encontrou apenas cinco que concordavam com Mourão. A maioria das reclamações veio de pessoas que classificaram a Proclamação da República como golpe.

"Mas quem proclamou a República não foram os militares após um golpe contra a monarquia sendo apoiados por escravocratas?", escreveu um dos seguidores do vice-presidente.

"De qual esperança você está falando? Depôr uma família honrada por eles acabarem com a escravidão? Tomar o poder e criar essa bagunça que aí está? Sinceramente, hoje é um dia de luto para o Brasil e não de comemoração. A República é ilegítima desde seu início", rebateu outro seguidor.

Parte dos comentários criticava o atual quadro político do país e o desempenho da gestão do presidente Jair Bolsonaro. "E hoje graças ao seu péssimo governo o povão tá passando fome no Brasil na República, ou seja, se naquela época havia esperança, o que há hoje é o desespero", observou um internauta.