Com fala sobre STF, Lula atravessa rua para escorregar em casca de banana
Após o presidente Lula (PT) afirmar que votos de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem ser secretos, o colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou durante o programa Análise da Notícia que o presidente escorregou em uma casca de banana. Para Kennedy, Lula exagerou no voluntarismo para tentar defender seu ex-advogado Cristiano Zanin após ele ser criticado por eleitores progressistas e pela base petista por posicionamentos mais conservadores.
Voluntarismo faz Lula atravessar a rua para escorregar em casca de banana. Kennedy Alencar
Mistura de voluntarismo com arrogância. Lula é um presidente democrata, mas vira e mexe acaba dando algumas escorregadas em suas declarações. A fala sobre votos secretos no STF foi uma mistura de voluntarismo com arrogância, uma vez que sua popularidade está crescendo e, na comparação com Bolsonaro, o petista está se saindo um presidente muito melhor.
Fala de Lula é inconstitucional. Além de ter falado uma bobagem, a fala do presidente também é inconstitucional. O princípio da publicidade está na Constituição e, além disso, também há um regimento interno do STF sobre a publicidade dos votos dos ministros. A sociedade tem o direito de saber como os ministros votam e, na realidade, Lula se incomodou com as críticas a Zanin. Os primeiros votos do novo ministro indicado por Lula foram bastante conservadores e não tiveram sintonia com o que Lula disse na campanha.
Lula deve aguentar críticas. O presidente ficou 580 dias preso e não pode ter queixo de vidro para ficar incomodado com críticas a Zanin. A sociedade tem o direito de saber os votos e o voto secreto é uma exceção dentro de uma democracia. Ministros do STF podem ocupar o cargo até os 75 anos de idade e também devem ter capacidade para resistir a pressões. Quem está na vida pública tem menos direito à privacidade.
Voto secreto não condiz com uma democracia. O voto secreto é típico de ditaduras e esse tipo de fala não fica bem na boca de Lula. O presidente deveria melhorar sua comunicação e levar isso mais em conta para governar sem aumentar o desgaste que naturalmente existirá pelo cargo que ocupa.
Ministros "popstar" são um problema. Lula fez essa fala em virtude de dois problemas. Um deles é que hoje em dia ministros do STF viraram popstars e palpitam em todos os assuntos. Além disso, outro problema são ataques que ministros sofrem em meio a um clima de radicalização mas, para isso resolver isso, é necessário que haja punição para os agressores.
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário