Topo

Após temporal que matou 10, Rio ainda tem ruas interditadas e deslizamentos

10.abr.2019 - Moradores sofrem com os efeitos da chuva em Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro - José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo
10.abr.2019 - Moradores sofrem com os efeitos da chuva em Rio das Pedras, zona oeste do Rio de Janeiro Imagem: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

10/04/2019 09h49

Depois do forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro nesta segunda e terça e causou dez mortes, a cidade amanheceu hoje ainda em estágio de crise (o mais alto em uma escala de três), com ao menos 11 vias interditadas e ameaças de deslizamentos de terra. Segundo o sistema Alerta Rio, a previsão do tempo para hoje é de chuva fraca a moderada, ocasionalmente forte a qualquer momento.

Até às 9h, estavam interditadas vias como a Avenida Niemeyer, onde houve deslizamento de terra e um trecho da ciclovia voltou a cair pela quarta vez; Alto da Boa Vista, que liga as zona norte e oeste da cidade; um trecho da Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa Rodrigo de Freitas; um trecho da Avenida Epitácio Pessoa, também na Lagoa, e Auto estrada Grajaú-Jacarepaguá no sentido zona norte.

De acordo com o prefeito Marcelo Crivella (PRB), ainda não há previsão para a liberação da Avenida Niemeyer, atualmente uma das vias mais críticas do Rio, devido aos deslizamentos recorrentes.

"Vamos remover toda terra que desceu e também todas as árvores, porém como o solo ainda está muito encharcado, é uma decisão da GeoRio de que é melhor esperar secar o solo para garantir que não ocorram novos desabamentos... É importante que antes de reabrir, se certifique que não terá novos desabamentos", afirmou Crivella.

80 mil clientes ficaram sem luz

De acordo com a Light, 80 mil residências chegaram a ficar sem luz por conta da forte chuva. No entanto, a concessionária de energia informou que as ocorrências foram solucionadas até a noite de ontem, restando apenas problemas pontuais.

"No momento registramos apenas casos pontuais. Cerca de 1,7 mil profissionais trabalharam para restabelecer o fornecimento de energia", informou em nota. Os bairros que mais sofreram interrupção de energia foram: Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Campo Grande, todos na zona oeste, e Jardim Botânico, na zona sul.

Temporal causa estragos no Rio de Janeiro

UOL Notícias

Aulas voltam na rede municipal

Durante a madrugada de hoje, a chuva se intensificou em alguns pontos da zona norte do Rio. Os bairros mais atingidos foram: Ilha do Governador, Tijuca, São Cristóvão, Saúde e Grajaú. No entanto nenhuma ocorrência foi registrada.

Segundo a prefeitura do Rio, as escolas da rede municipal voltaram a funcionar normalmente. Ontem, as aulas foram suspensas devido aos problemas ocasionados pela chuva.

Já os transportes ainda funcionam com problemas como no caso dos trens da Supervia. Devido ao temporal que persistiu até ontem, um muro próximo da estação de Del Castilho, na zona norte, desabou e atingiu a linha férrea. Os destroços já foram retirados, mas a circulação dos trens ainda está prejudicada. O ramal Belford Roxo opera apenas com o serviço parador e os trens precisam aguardar ordem de circulação entre as estações Triagem e Del Castilho, o que provoca intervalos irregulares no sistema.

As linhas 1 e 2 do VLT funcionam com intervalos irregulares devido a permanência de áreas alagadas nas regiões da Central do Brasil e Rodoviária.

As linhas 1, 2 e 4 do Metrô Rio funcionam normalmente, assim como os corredores do BRT: Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

Chuva causou dez mortes

O forte temporal que atingiu a cidade deixou dez pessoas mortas na cidade. Entre segunda e terça-feira, foram registradas mais de 2 mil ocorrências em todo o Estado. A média diária é de 1.200 chamados, segundo informações da Defesa Civil.

As vítimas foram encontradas sobretudo nas zonas oeste e sul da cidade - as mais afetadas pelo temporal de segunda.

Veja abaixo a lista dos mortos no temporal

Zona sul: 7 mortos

  • 3 pessoas morreram em uma casa no Morro da Babilônia, no Leme: as irmãs Doralice Nascimento, 55, e Gerlaine Nascimento, 53, foram encontradas pela manhã; o corpo de Gilson Cezar Cerqueira, 42, no mesmo imóvel, foi retirado à noite;
  • 3 pessoas foram soterradas em um táxi ao sair de um shopping em Botafogo: astróloga Lucia Neves, 64, e sua neta Julia Neves, 7, e o motorista Marcelo Tavares Marcelino, 42.
  • 1 homem foi encontrado morto na Gávea - Guilherme Fontes, 30, teria se afogado na enchente ao cair da moto.

Zona oeste: 3 mortos

  • 1 homem morreu eletrocutado ao tentar retirar a água de casa em Santa Cruz: Leandro Ramos Pereira, 40
  • 1 homem morreu no bairro de Santa Cruz, vítima de afogamento; sua identidade não foi divulgada
  • 1 homem foi achado em Guaratiba: ele não foi identificado, aparenta ter 30 anos e foi encontrado perto de uma ponte entre as avenidas Barão de Cocais e São José dos Campos.