Topo

Dilma parabeniza Morsi pela eleição no Egito

Do UOL, em São Paulo*

27/06/2012 10h53

A presidente Dilma Rousseff enviou nesta quarta-feira (27) mensagem parabenizando e reconhecendo o novo presidente do Egito, Mohamed Morsi, eleito no último final de semana.

Na última segunda-feira (25), um dia após ser proclamado vencedor das eleições presidenciais no Egito, o islamita Mohammed Mursi iniciou nesta consultas para conseguir um consenso que lhe permita governar um país dividido.

Mursi, que obteve 51,7% dos votos, se reuniu com o chefe da Junta Militar, o marechal Hussein Tantawi, a quem agradeceu pelo papel da cúpula militar durante a transição e seu respeito à vontade do povo egípcio, informou a imprensa estatal.

Por sua vez, Tantawi ressaltou seu apoio ao presidente eleito e garantiu que "trabalhará a seu lado para garantir a estabilidade" do Egito.

Segundo publicou o site do jornal "Al Ahram", o Conselho Superior das Forças Armadas transferirá o poder a Mursi na tarde do próximo sábado, depois que este jurar o cargo ao Tribunal Constitucional no mesmo dia.

Um dos principais desafios enfrentados por Mursi é lidar com o medo de uma administração islamita de uma parte da população, especialmente os setores mais liberais e laicos.

Por isso, suas primeiras palavras após o anúncio de sua vitória estiveram centradas em pedir a união do país e ressaltar que ele será o presidente de "todos os egípcios".

Veja abaixo a íntegra da mensagem da presidente brasileira:

"A Presidenta da República, Dilma Rousseff, transmitiu mensagem de congratulações ao Presidente eleito da República Árabe do Egito, Mohamed Morsi, em que ressaltou o momento histórico vivido pelo Egito como importante recomeço para o país.

Brasil e Egito são dois grandes países em desenvolvimento e mantêm excelentes relações com perspectivas promissoras para o futuro. O Governo brasileiro reitera sua disposição em ampliar o escopo da parceria entre as duas nações e seus povos num cenário de paz e prosperidade."

*Com agências internacionais