Topo

Municípios querem reduzir pela metade emissão de CO2 até 2020

Do UOL, em São Paulo

07/12/2015 17h30

Um total de 608 cidades, Estados e regiões de 62 países firmaram um acordo voluntário de reduzir pela metade as emissões de dióxido de carbono até 2020 - quando deve começar a vigorar um novo acordo climático global que se pretende obter na COP-21 (cúpula do clima). No relatório intitulado Five year Overview Report of the Carbon Climate Registry, elaborado por uma rede formada por mais de mil cidades e metrópoles em todo o mundo que já possuem ações voltadas à sustentabilidade, as autoridades desses locais relataram emitir anualmente 2,2 gigatoneladas de CO2.

O estudo reuniu informações de como os governos de cidades, Estados e regiões vêm financiando e realizando ações de redução das emissões de gás carbônico, compilando 4.709 ações de redução de emissões e 1.472 de adaptação às mudanças climáticas implementadas ou planejadas nesses locais entre 2010 e 2015. Aproximadamente 90% das emissões dos municípios e regiões integrantes do relatório são provenientes da queima de combustíveis fósseis.

Para atingir a meta de reduzir pela metade as emissões, as cidades pretendem aumentar o uso de energia renovável e aumentar a eficiência de suas matrizes energéticas. Mais de 92% das ações implementadas têm sido financiadas por fontes locais, aponta o relatório. “Os esforços relatados pelos governos locais e regionais no relatório já superam, em termos de impacto, os da maioria dos governos nacionais”, avaliou Maryke van Staden, uma das autoras do estudo, durante palestra no Cities & Regions Pavilion – evento que ocorre no mesmo local da COP21, em Le Bourget, na região norte de Paris.

"Essa meta de redução de emissões assumida pelos governos locais e subnacionais integrantes do relatório é aproximadamente igual à atingida pela União Europeia no período entre 1990 e 2012”, comparou Maryke.

O relatório foi realizado pela Iclei, rede formada por mais de mil cidades e metrópoles em todo o mundo. No Brasil, participam da rede os municípios de Campinas, Diadema, São Carlos e Sorocaba, no Estado de São Paulo; Belo Horizonte, Betim e Contagem, em Minas Gerais; Curitiba, no Paraná; Fortaleza, no Ceará; Maceió, em Alagoas; Manaus, no Amazonas; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Recife, em Pernambuco; e a cidade e o Estado do Rio de Janeiro.