Topo

Partido de Feliciano é um dos mais faltosos às sessões da Câmara

Deputado André Moura, líder do PSC, conversa com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano - Andre Borges/FolhaPress
Deputado André Moura, líder do PSC, conversa com o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Marco Feliciano Imagem: Andre Borges/FolhaPress

Simone Harnik

Do UOL, em São Paulo

10/04/2013 06h00Atualizada em 10/04/2013 12h14

O PSC (Partido Social Cristão), legenda do deputado federal Marco Feliciano (SP), está entre os que mais faltaram às sessões do plenário da Câmara em 2012. No ano passado, os deputados do partido, em conjunto, registraram 74,2% de presença às sessões, total inferior à média da Câmara dos Deputados, que é de 78,5%. Isso significa que, de cada cem sessões da Câmara, os deputados do PSC faltaram, em média, a 26.

Entre os partidos com mais de cinco parlamentares na Câmara em 2012, o PSC foi o menos assíduo (clique aqui para ver a tabela com os dados completos). O próprio deputado Marco Feliciano puxou a média do partido para baixo: ele teve 66,3% de presença nas sessões. O levantamento foi realizado pelo UOL com base nos dados abertos da Câmara. Em 2012, foram realizadas 175 sessões do plenário.

O PSC tem atualmente 16 deputados na Câmara, mas ganhou notoriedade após Feliciano assumir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Casa, no último dia 7 de março.

O UOL tentou contato, por telefone e por e-mail, com a assessoria de comunicação do deputado André Moura (PSC-SE), líder da bancada do PSC na Câmara, desde a tarde de segunda-feira (8), mas não obteve retorno.

Após a publicação da reportagem, a assessoria de comunicação da liderança do PSC na Câmara questionou por que partidos mais faltosos do que o PSC não foram citados no texto. Todos os partidos e sua frequência às sessões estão expostos no gráfico e na tabela completa (veja abaixo). E, entre os mais faltosos, o PSC é o único com mais de cinco parlamentares em 2012.

Justificativa para as faltas

A maior parte das ausências às sessões do plenário em 2012 (73,2%) foi justificada pelos parlamentares. O mesmo aconteceu com as faltas dos deputados do PSC: 82,8% das faltas ao plenário receberam justificativas.

O motivo mais alegado para a ausência dos parlamentares do PSC foi o “atendimento a obrigações político-partidárias”, citado em 72 de cada cem ausências. Na sequência, foram citados “licença para tratamento de saúde” (18,6%) e “missão autorizada” pela Câmara (9,2%).

Metodologia

As presenças e faltas nas sessões do plenário da Câmara dos Deputados foram obtidas pelo serviço de dados abertos do órgão, disponível online. Em 2012, foram realizadas 64 sessões ordinárias e outras 111 extraordinárias, totalizando 175 encontros em plenário.

Os dados foram extraídos do serviço no dia 4 de abril de 2013, quando já constavam todas as informações relativas às presenças parlamentares em plenário para o ano de 2012. Para a obtenção do ranking por partido, foram somadas as sessões totais e as presenças parlamentares em cada partido.