Topo

Governador de SC diz que mantém no cargo presidente do Badesc alvo de investigação

Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo - Divulgação
Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo Imagem: Divulgação

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

01/05/2013 22h03

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), vai manter João Paulo Kleinubing no cargo de presidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), segundo informou por meio de nota divulgada na noite desta quarta-feira (1º).  Ex-prefeito de Blumenau (130 km de Florianópolis), Kleinubing é investigado do MPE (Ministério Público Estadual), em Santa Catarina, por suposto envolvimento em um megaesquema de corrupção que teria desviado R$ 100 milhões, entre 2005 a 2012.

Foi a primeira manifestação de Colombo sobre o tema desde a divulgação de escutas telefônicas obtidas com autorização da Justiça pelo UOL. Em uma delas, o ex-prefeito aparece em um diálogo em que supostamente indica a um secretário como fraudar uma licitação para obter verbas do Badesc.

Entenda o esquema

Segundo a nota, Colombo teve um encontro com Kleinubing no início da noite e decidiu mantê-lo no cargo do Badesc mesmo enquanto durar a investigação do MPE --na terça-feira (30), na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Paula Lima, líder do PT, havia pedido a exoneração dele.

No encontro, Kleinubing disse ao governador não ter envolvimento com o desvio de verbas públicas. A nota afirma que o governador "confia na integridade moral de Kleinubing".

Ainda no documento, o governador afirma que "Kleinubing sequer foi ouvido pelo Ministério Público, que não ofereceu denúncia formal. Assim que for ouvido, ex-prefeito terá a oportunidade de esclarecer todos os fatos a respeito das obras executadas pela prefeitura de Blumenau".

Colombo informou que o Ministério Público tem o dever de fiscalizar o Poder Público e que os fatos serão esclarecidos. 

Leia a íntegra da nota:

O governador Raimundo Colombo disse nesta quarta-feira, dia 1º, que confia na integridade moral do ex-prefeito de Blumenau e atual presidente do Badesc, João Paulo Kleinubing. A manifestação veio a público depois de uma conversa do governador com o ex-prefeito, quando Kleinubing garantiu não ter envolvimento com o desvio de verbas públicas.

Raimundo Colombo assinalou, ainda, que até agora o ex-prefeito João Paulo Kleinubing sequer foi ouvido pelo Ministério Público, que não ofereceu denúncia formal. Assim que for ouvido, acredita o governador, ex-prefeito terá a oportunidade de esclarecer todos os fatos a respeito das obras executadas pela prefeitura de Blumenau.

Colombor destacou, também, que o Ministério Público tem o dever de fiscalizar o poder público e que acredita que os fatos serão esclarecidos.