Escócia diz 'não' à independência

No Cairo

  • Ahmed Gomaa/AP

    Forças de segurança e civis se protegem atrás de tanque durante conflito armado na cidade de Kerdasa, reduto islamita no Egito

    Forças de segurança e civis se protegem atrás de tanque durante conflito armado na cidade de Kerdasa, reduto islamita no Egito

EDIMBURGO, 19 Set 2014 (AFP) - O Escócia rejeitou a independência do Reino Unido no referendo realizado na quinta-feira, com a vitória do "não" por quase 54% dos votos, informou na madrugada desta sexta a rede BBC, baseada na apuração de 26 das 32 seções eleitorais.

A vice-primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, admitiu a "provável" derrota dos separatistas. "Parece que não vamos conseguir a esperada vitória do 'sim'".

Segundo a BBC, "às 05H15 local (01H15 Brasília), a manutenção da Escócia no Reino Unido recebia mais de 1.397.000 de votos, contra 1.176.000 para a independência".

No total, 1.852.828 votos são necessários para se vencer o referendo.

"A Escócia vai permanecer no Reino Unido e rejeitar a independência", afirmou a BBC em seu site.

A apuração foi retardada devido ao alto índice de participação, em torno de 84%, exceto por algumas exceções, como a cidade de Glasgow, onde a participação foi de 75%.

Patrick Harvie, deputado verde do Parlamento escocês e partidário da independência, já havia admitido "resultados decepcionantes".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos