Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa suspende todos os processos no Vaticano por coronavírus

01.mar.2020 - Papa Francisco em missa no Vaticano - 01.mar.2020 - Filippo Monteforte/AFP/Folhapress
01.mar.2020 - Papa Francisco em missa no Vaticano Imagem: 01.mar.2020 - Filippo Monteforte/AFP/Folhapress

Na Cidade do Vaticano

19/03/2020 10h21

O papa Francisco anunciou hoje a suspensão de todos os processos judiciários no Vaticano até o dia 3 de abril como forma de minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Em nota, o Pontífice afirma que a decisão foi tomada "em vista da particular condição sanitária ligada à difusão do Covid-19".

"Tal previsão, já adotada na Itália, não afeta as atividades de investigação [...] e aqueles procedimentos que necessitem ser tratados por razões de urgência", diz ainda o comunicado. Ainda foram definidas limitações na entrada nos tribunais e a mudança de horário de abertura dos mesmos órgãos judiciários. A medida é mais uma mudança adotada pelo Vaticano desde o avanço da pandemia pela Itália e por toda a Europa.

A Praça e a Basílica São Pedro, por exemplo, estão fechadas para turistas e visitantes, bem como todas as lojas consideradas "não essenciais". Apenas o supermercado e a farmácia continuam abertas e a alimentação de todos os funcionários está sendo enviada por delivery.

Coronavírus liga alerta pelo mundo