Suspeito ferido diz que irmão foi o reponsável pelos atentados de Boston

Em Washington

Dzhokhar Tsarnaev, um dos acusados pelos atentados de Boston que permanece internado em um hospital, disse aos investigadores que quem promoveu os ataques foi o outro suspeito, seu irmão Tamerlan, publicam nesta terça-feira os meios de imprensa americanos.

Dzhokhar, de 19 anos, está se comunicando com os investigadores federais por escrito e através de gestos, já que tem lesões na cabeça, pescoço, pernas e uma mão, produzidas aparentemente durante o tiroteio no qual faleceu seu irmão de 26 anos, Tamerlan, na sexta-feira passada.

Saiba mais sobre os russos suspeitos dos ataques em Boston

  • Divulgação/FBI

    Os dois suspeitos apontados pelo FBI como responsáveis pelas explosões da Maratona de Boston foram identificados como sendo os irmãos Dzhokhar A. Tsarnaev, de 19 anos e que foi preso, e Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos e morto pela polícia. Os dois são russos, provenientes de uma região próxima à Tchetchênia, e residentes legais nos Estados Unidos há no mínimo um ano.

O jovem está entubado no hospital Beth Israel de Boston, onde deu entrada na sexta-feira após ser detido pela polícia.

Tsarnaev contou que ele e seu irmão atuaram sozinhos, que não tinham contato com grupos terroristas e que perpetraram os atentados por motivos religiosos.

Vários conhecidos dos irmãos Tsarnaev, de origem tchetchena, contaram à imprensa que Tamerlan tinha adotado há algum tempo uma posição islamita extremista.

Segundo o FBI, os dois suspeitos, que usaram nos atentados duas bombas confeccionadas com panelas de pressão, tinham armas de fogo, munição e outros artefatos explosivos.

Para a fabricação dessas bombas, os irmãos usaram um manual de instruções da revista "Inspire", uma publicação digital em inglês vinculada à Al Qaeda, segundo um funcionário americano citado pela rede "Fox News".

Os investigadores pretendem agora entrevistar a viúva de Tamerlan, uma jovem de 24 anos chamada Katherine Russell, que afirmou não saber nada do suposto envolvimento de seu marido nos atentados.

A explosão das duas bombas aconteceu durante a popular maratona da cidade de Boston e deixou três mortos, entre eles uma criança de oito anos.

Um total de 282 pessoas foram atendidas em diferentes hospitais de Boston após os atentados, segundo dados da Comissão de Saúde Pública da cidade publicados hoje pelo jornal "The Boston Globe".

Dzhokhar Tsarnaev foi acusado na segunda-feira, entre outros, pelo "uso de armas de destruição em massa contra pessoas e propriedades", por isso que pode ser condenado à morte ou à prisão perpétua.

Captura nos EUA teve câmera especial e robô; reveja

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos