Topo

Estudantes de Hong Kong cooperam com desocupação pacífica de área de protesto

Segurança remove barricada montada por manifestantes pró-democracia - Philippe Lopez/AFP
Segurança remove barricada montada por manifestantes pró-democracia Imagem: Philippe Lopez/AFP

Em Hong Kong

18/11/2014 02h29

Alguns estudantes cooperaram nesta terça-feira com a polícia e oficiais de justiça de Hong Kong na desocupação pacífica de parte de uma das três áreas que concentraram os protestos pró-democracia, que vêm acontecendo na cidade desde 28 de setembro.

O desmonte de uma parte dos acampamentos dos manifestantes pró-democracia, nas imediações do edifício de escritórios Citic Tower, no distrito de Admiralty, começou pouco depois das 10h15 locais (0h15 de Brasília).

Os funcionários do edifício, que foram recebidos por oficiais de justiça e pela polícia, iniciaram a remoção das barricadas localizadas nas imediações do imóvel, enquanto dezenas de manifestantes ajudaram na eliminação dos obstáculos, reduzindo o perímetro ocupado pelos protestos.

No começo da manhã, apenas cinco barracas vazias permaneciam nas imediações do edifício.


A retirada do acampamento aconteceu depois que o Tribunal Superior de Hong Kong decidiu no último dia 11 estender os recursos apresentados sobre duas das três áreas ocupadas.

Com essa decisão, o tribunal autorizou a polícia a eliminar os obstáculos que bloqueiam as vias públicas em frente à sede do governo da cidade no distrito de Admiralty e em outra área específica do distrito operário de Mong Kok.

A desocupação de hoje afeta uma pequena parte da área tomada pelos manifestantes em Admiralty, onde milhares de barracas permanecem instaladas em frente às portas dos edifícios governamentais, há cerca de oito semanas.

Além disso, há um terceiro local de ocupação popular no distrito de Causeway Bay, onde as manifestações vêm causando inconvenientes para o trânsito local.