Topo

Houthis aceitam cessar-fogo no Iêmen proposto pela Arábia Saudita

10/05/2015 02h51

Sana, 10 mai (EFE).- O movimento xiita dos houthis aceitou neste domingo o cessar-fogo humanitário no Iêmen de cinco dias proposto pela Arábia Saudita e que começará na próxima terça-feira.

Em comunicado, o porta-voz do Exército houthi, coronel Galib Luqman, assegurou que, "em respeito aos esforços de alguns países amigos para resolver o brutal assédio", declara "seu acordo" com a trégua humanitária proposta esta semana por Riad, que lidera a coalizão árabe que os bombardeia.

Acrescentou, na nota publicada pela agência estatal de notícias "Saba", em mãos rebeldes, que sua aceitação vai "permitir a chegada de navios comerciais aos portos iemenitas e a abertura do caminho para o acesso da ajuda humanitária ao país".

Também lembrou que o movimento rebelde "apelou e exigiu anteriormente que se permita a entrada ao Iêmen de material médico, alimentos e os derivados do petróleo" e alertou que "rejeitar seu acesso" é contrário às convenções e normas internacionais.

Além disso, advertiu que "qualquer descumprimento militar da trégua" por parte dos terroristas da Al Qaeda e seus leais "terá uma resposta" por parte dos comitês populares e das forças houthis.