Topo

Ban Ki-moon pede ao Irã que ajude resolver conflitos da Síria e Iêmen

John Taggar/Reuters
Imagem: John Taggar/Reuters

26/09/2015 12h50

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu neste sábado ao presidente iraniano, Hassan Rohani, que seu país contribua para conseguir soluções políticas às crises que vividas no Oriente Médio, especialmente na Síria e Iêmen.

Assim afirmou seu porta-voz depois que os dois dirigentes mantiveram um encontro privado em paralelo à cúpula sobre desenvolvimento realizada na sede das Nações Unidas.

Segundo o porta-voz, Ban e Rohani chamaram também a comunidade internacional, e especialmente os países da região, para ajudar o Iraque a combater o terrorismo e recuperar a estabilidade.

O chefe da ONU felicitou o presidente iraniano pelo acordo nuclear assinado por seu país com as potências internacionais e confiou que o mesmo seja aplicado totalmente e nos prazos previstos por todas as partes.

Por outro lado, o diplomata coreano pediu a Teerã que respalde os objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados na sexta-feira por líderes de todo o mundo e divulgue o mais rápido possível suas metas concretas para a luta contra a mudança climática.

Além disso, Ban transferiu a Rohani suas condolências pela morte de mais de 100 peregrinos iranianos na correria registrada perto de Meca na quinta-feira, na qual faleceram no total mais de 700 pessoas.