Mursi deve ir para a mesma prisão de Mubarak, diz ministro

No Cairo (Egito)

  • AFP - 25.jun.2012

    O presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi,

    O presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi,

O presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, que foi acusado de assassinato e outros crimes, deve ser transferido para a mesma prisão do Cairo onde o ex-presidente Hosni Mubarak está detido, disse neste sábado (27) o ministro do Interior.

Mohamed Ibrahim também afirmou que os protestos pró-Mursi "se Deus quiser, em breve serão controlados", baseado em uma decisão do promotor público, que está examinando queixas legais de cidadãos sobre as manifestações que bloquearam grandes avenidas da capital.

"Se Deus quiser, vamos dispersar os protestos de uma forma que isso não cause perdas", afirmou, referindo-se aos atos que já duram cerca de um mês. "Mas, se Deus permitir, eles acabarão. Espero que eles tenham bom senso e se juntem ao processo político."

O ministro, que acusou os partidários de Mursi de exagerarem no número de pessoas mortas nos confrontos, afirmou que as forças de segurança usaram gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes em uma ponte, devido a preocupações de que a estrutura pudesse ceder por causa da queima de pneus.

Crise no Egito
Crise no Egito

Ele disse que as forças de segurança não utilizaram munição real, mas receberam em troca tiros com balas de verdade e de chumbo, disparados pelos manifestantes.

Egito em transe

  • As sucessivas crises e confrontos no Egito tem raízes mais antigas e profundas, na briga entre secularistas e islamitas e uma democracia ainda imatura. Entenda mais sobre a história recente do país

    Clique Aqui

Uma testemunha da Reuters, localizada em um hospital controlado por partidários de Mursi, viu vários manifestantes atingidos por projéteis de chumbo e ferimentos que, segundo os médicos, foram causados por balas.

O ministro também afirmou que uma decisão sobre para onde irá Mursi, cujo paradeiro atual não foi informado, ficará a cargo do juiz da investigação.

Quando pressionado por jornalistas sobre o local para onde será levado o presidente deposto, ele disse que "provavelmente é a prisão Torah".

Torah, localizada na extremidade da capital, é a prisão para a qual Mubarak, seus filhos e membros do gabinete do ex-presidente foram levados depois dos protestos de fevereiro de 2011.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos