Moraes decreta novas prisões de bolsonaristas foragidos no exterior
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes expediu novos mandados de prisão para os bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que estão foragidos no exterior, além de medidas cautelares para investigar ataques a integrantes da Polícia Federal e corrupção de menores.
Além disso, o ministro determinou o recolhimento dos passaportes do senador Marcos do Val (Podemos-ES), também investigado neste inquérito.
As novas ordens de prisão foram proferidas após pedido da Polícia Federal apresentando novas suspeitas envolvendo os dois. A PF aponta que Allan dos Santos tem atuado para orquestrar novos ataques a pessoas nas redes sociais e iniciado uma campanha para atacar os policiais que atuam nas investigações contra bolsonaristas.
Como revelou o UOL na terça-feira (13), foi no âmbito desta investigação que a PF mapeou mensagens de bolsonaristas, incluindo Marcos do Val, com ataques coordenados e ameaças aos investigadores da PF envolvidos nos inquéritos que implicam Jair Bolsonaro e seus aliados. Antes da deflagração de hoje, Moraes já havia determinado os bloqueios de todos os bens e contas bancárias de Marcos do Val, incluindo a conta na qual ele recebe seus salários de parlamentar.
Além disso, a PF aponta que Eustáquio tem usado as redes sociais de sua filha para fazer publicações com ataques às autoridades, o que ainda poderia caracterizar o delito de corrupção de menores.
Em relação a Marcos do Val, a PF aponta que o senador expôs indevidamente o nome de um dos delegados responsáveis pelas apurações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e induziu adolescente a gravar vídeo com informações falsas sobre o policial, repostando a publicação.
Na decisão que autorizou os bloqueios de Marcos do Val, Moraes chega a citar algumas das postagens do parlamentar que replicam conteúdo das filhas do blogueiro. Em uma das postagens, o senador e chega a afirmar que o delegado da PF Fábio Shor, responsável pelos inquéritos das joias e das fraudes nos cartões de vacinação de Bolsonaro, teria até apontado arma para crianças.
Este delegado, até então desconhecido, tem se ocultado das redes sociais, mas o Brasil precisa conhecer quem é o executor das ordens ilegais de Alexandre de Moraes. Shor tem invadido residências com mandados de busca e apreensão ilegais, apontando armas na cara de crianças e confiscando celulares dessas crianças. Essas ações são desumanas e inaceitáveis, e estão sendo realizadas sob a falsa bandeira da Polícia Federal, quando na verdade são ordens diretas de Alexandre de Moraes, com a conivência deste delegado covarde.
Postagem de Marcos do Val sobre o delegado Fabio Shor
A PF foi na casa de Marcos do Val no Espírito Santo nesta manhã recolher os passaportes dele, mas ele informou que os documentos estariam em Brasília e se comprometeu a devolvê-los quando estiver na capital federal.
Para a defesa do senador, a medida "ultrapassa os limites de cautelaridade, que serviriam para evitar supostos prejuízos às investigações, e se mostra como verdadeira punição aplicada ao senador, ainda em fase de apurações", diz a nota divulgada pelos advogados Iggor Ramos e Fabio Lapchik.
Moraes também determinou o bloqueio das redes sociais dos blogueiros.
Allan dos Santos vive nos Estados Unidos desde 2021 e é considerado foragido, porque foi alvo de mandado de prisão. Moraes tentou obter sua extradição, mas até hoje não houve sucesso. Já Eustáquio estaria vivendo na Europa, de acordo com investigadores. Também tem um mandado de prisão em aberto.
Deixe seu comentário