Ministério Público do Paraguai abre inquérito sobre ação hacker do Brasil
Ler resumo da notícia
O Ministério Público do Paraguai anunciou hoje que abriu uma investigação criminal para apurar uma ação hacker realizada pela Abin (Agência Brasileira de Inteligência) contra autoridades do governo paraguaio. A operação foi revelada na segunda-feira pelo UOL.
De acordo com uma análise preliminar do órgão, os fatos poderiam constituir crimes como "acesso indevido a dados, acesso indevido a sistemas informáticos e interceptação de dados, previstos na legislação penal paraguaia". A abertura da investigação vai permitir a realização de pedidos de cooperação internacional do Paraguai para o Brasil com o objetivo de apurar os fatos.
A avaliação dos investigadores do Paraguai é que cidadãos brasileiros podem ser responsabilizados perante a Justiça do país caso tenham cometido infrações penais contra suas leis.
O pedido de investigação se baseia na reportagem do UOL que mostrou como a Abin sob o governo Lula executou uma ação hacker contra autoridades do Paraguai para capturar dados sobre uma negociação comercial da usina hidrelétrica de Itaipu. O planejamento da ação foi iniciado no fim do governo de Jair Bolsonaro.
Após a publicação, o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota confirmando a existência da operação de espionagem, mas atribuiu a ação ao governo Bolsonaro e disse que a gestão da Abin de Lula suspendeu a operação ao tomar conhecimento dela em março de 2023. Pela versão divulgada pelo Itamaraty, Luiz Fernando Corrêa ainda não havia tomado posse como diretor-geral da agência quando a operação estava em andamento.
O governo do Paraguai pediu explicações detalhadas ao Brasil sobre a ação e suspendeu as negociações sobre a comercialização de energia da usina hidrelétrica de Itaipu, que seria o objeto da ação hacker.
6 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Victor Saeta de Aguiar
Vergonha suprema!!!!!!! O governo de esquerda fazer com que o Brasil passe vergonha por tentar espionar o PARAGUAY!!!???? Não se pode descer mais baixo...O anão diplomático vai virar "persona non grata" até no Paraguai. É o fim da nossa já pouca moralidade....
Martin Doninelli
(“Ministério Público do Paraguai abre inquérito sobre ação hacker do Brasil… “) NÓS HUMANOS BRASILEIROS TEMOS QUAL INTERESSES SOBRE ESTA AÇÃO HACKER DE BOLSONAROS E LULAS ? NENHUMA ! ATÉ PORQUE , ELES REPRESENTAM A SOCIEDADE ANÔNIMA , SABES PORQUE ? ELES SÃO IMPOSTORES , NEGLIGENCIARAM O ARTIGO 23,I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL E DESESTATIZARAM TUDO O QUE DARIA SUSTENTABILIDADE DA GOVERNANÇA E DA NAÇÃO. SUSTENTABILIDADE QUE SERÁ NECESSÁRIA PELO DESEQUILIBRANDO DESTE PLANETA A MANTER VIDAS SENDO VIVIDAS COM BASES NA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. DE OUTRO MODO , O MP DO PARAGUAI NÃO PODE MOVER AÇÃO ACONTRA O ESTADO BRASILEIRO, ISSO CABE A UM TRIBUNAL INTERNACIONAL. SE O MP PARAGUAIO QUER ABRIR INQUERITO E AÇÃO PENAL, QUE SEJA CONTRA OS INDIVÍDUOS QUE USARAM DE CRIMES CONTRA O ESTADO PARAGUAIO, OU SEJA , BOLSONARO E LULA QUE COLOCARAM O ESTADO BRASILEIRO A INTERESSES SEM ÉTICA E TRANSPARÊNCIA .