Amanda Cotrim

Amanda Cotrim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Milei prevê nova viagem para Espanha em junho; deputados questionam gastos

Deputados argentinos pediram que a Presidência da Argentina informe detalhes sobre as viagens de Javier Milei. Em documento divulgado nas redes sociais na segunda (20) e apresentado no Congresso, eles argumentam que querem saber os custos da viagem e se elas foram pagas com recursos públicos. O objetivo, dizem, é garantir transparência no uso do dinheiro e nas ações do governo.

A solicitação ocorre em meio a uma crise diplomática com a Espanha. Os parlamentares e a imprensa dizem ainda que já está marcada uma nova viagem de Milei para o país europeu em 21 de junho — mas essa agenda pode estar comprometida.

A Espanha anunciou a retirada "definitiva" da embaixadora em Buenos Aires depois que o presidente argentino insultou a mulher de Pedro Sánchez, o primeiro-ministro do país europeu, durante evento em Madri que reuniu lideranças da extrema direita global.

Na Argentina, a oposição já havia criticado a viagem, já que o próprio Milei diz que o governo não tem dinheiro. Os deputados dizem que as viagens feitas pelo presidente têm motivações ideológicas, partidárias ou pessoais — e não trazem benefícios para o país.

Agenda do presidente argentino

Em Madri, Milei participou de evento organizado pelo Vox, partido espanhol, que reuniu lideranças da extrema direita e apresentou o seu livro "O caminho do libertário". Também teve uma reunião bilateral com Santiago Abascal, líder do Vox, e se encontrou com empresários. Mas não conversou diretamente com representantes do governo espanhol.

A Casa Rosada defende que o encontro com empresários espanhóis é importante para o mercado argentino.

Em entrevistas, o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, foi questionado sobre o custo e os objetivos da ida à Espanha. Ele afirmou que as informações serão divulgadas "na semana que vem", pois o cálculo exato só pode ser feito depois que o presidente volta para casa.

Continua após a publicidade

É muito importante que o presidente se reúna com os empresários espanhóis, ainda que voces [imprensa] não deem valor. Não há razão para temer uma reunião com empresários. E quando houver detalhes da próxima viagem à Espanha, vamos contar. Não sejam ansiosos.
Manuel Adorni

A viagem teria custado mais de 450 mil dólares, segundo cálculos do jornal Clarín, que conversou com fontes do mercado aeronáutico. A comitiva que foi para a Europa incluiu Karina Milei, irmã do presidente e secretária-geral da Presidência.

'Um papelão'

Ao ser questionado sobre a retirada da embaixadora espanhola da Argentina, Ardoni classificou a atitude como "um papelão".

Entendemos que a relação entre os povos está acima dos conceitos que podem ter duas pessoas, inclusive dois presidentes. A decisão é que nosso embaixador continue fazendo o seu trabalho, como tem feito até agora.
Manuel Adorni, porta-voz da Casa Rosada

O porta-voz voltou a dizer que as questões pessoais entre os dois políticos devem ser mantidas como opiniões e não como "problemas diplomáticos".

Continua após a publicidade

Nem nossas relações diplomáticas, nem comerciais e nenhuma outra relação com Espanha está prejudicada. Segue sendo maravilhosa, como sempre. Nossa relação de irmandade não tem nada a ver com o que está acontecendo. Entendemos que foi ampliada agora, porque foi um comentário muito menor.
Manuel Adorni, porta-voz da Casa Rosada

'Palhaçadas', diz Milei

Em entrevistas, Milei repetiu que não pedirá desculpas a Pedro Sánchez. "O agredido fui eu", afirmou.

O que a Espanha está fazendo em termos diplomáticos é um papelão internacional por culpa de um delirante que acredita ser dono do Estado, o que é bem autoritário.
Javier Milei, presidente da Argentina, à TV na Argentina

O presidente argentino classificou como "disparate" a retirada da embaixadora espanhola de Buenos Aires e ainda comemorou a ida à Europa no fim de semana. "A viagem demonstrou que sou o máximo expoente da liberdade em nível mundial", disse.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes