Vivo, TIM e Claro informam a Anatel que vão bloquear o X a partir de 0h
As principais operadoras do país, Vivo, TIM e Claro, informaram à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que irão bloquear o acesso ao X no Brasil a partir da meia-noite.
O presidente da agência reguladora, Carlos Baigorri, disse à coluna que "esse é o plano" das empresas. A Anatel é responsável por notificar as operadoras da ordem do ministro Alexandre de Moraes (Supremo).
O ministro determinou o bloqueio porque a empresa de Elon Musk descumpriu a legislação brasileira que obriga empresas estrangeiras de terem escritório no Brasil.
O X fechou o escritório acusando o ministro de ameaçar prender os seus representantes pelo descumprimento de ordens para impedir acusados de atentar conta a democracia de usarem a rede.
Como antecipou a a coluna, 20 mil operadoras e provedoras de internet foram notificadas para cumprir a decisão.
O ministro também irá multar em R$ 50 mil quem acessar o X por meio de VPN.
18 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Rodrigo Augusto Leão Camilo
Parabéns ao ministro Alexandre de Morais por fazer cumprir a legislação brasileira!
Ivo Marques Ferreira
Não existe Liberdade de Expressão sem respeito à Lei e as Regras da convivência em Sociedade. Não existe Liberdade de Expressão sem Limites!!!! A Lei, gostem ou não, é valida para todos!!! Inglaterra, EUA, União Europeia, cometa algum tipo de desobediência, mesmo que no Trânsito, a punição é imediata!!! Por que aqui no Brasil, teria que ser diferente?
Tiago Jerã Nimo Alves
Observância as leis é fundamental. Ou obedece ou vai embora. Aqui não é a casa da mãe Joana