Carla Araújo

Carla Araújo

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Bolsonaro vai a casamento de filha de empresário que lhe deu dinheiro vivo

O ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle confirmaram presença no casamento da filha do empresário Paulo Junqueira, que acontece nesta sexta-feira (2), em Ribeirão Preto, interior paulista.

O empresário, apesar de não estar formalmente investigado no inquérito das joias, foi citado no relatório da Polícia Federal que apura a operação de venda no exterior de presentes recebidos durante viagens oficiais pela Presidência.

No início de julho, o ex-presidente foi indiciado pela PF por peculato (desvio de dinheiro público), associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Não há impedimento legal para um encontro, mas entre aliados de Bolsonaro há quem avalie que seria mais prudente o ex-presidente evitar a demonstração de ligação entre os dois.

Bolsonaro, porém, não parece preocupado e, além de participar do casamento, está hospedado na casa do empresário desde quinta-feira.

Cid envolveu nome de empresário em delação

Conforme revelou o colunista Aguirre Talento, do UOL, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou, em um dos depoimentos de sua delação premiada, que foi Paulo Junqueira que bancou a viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, nos últimos dias de seu mandato em 2022, após ser derrotado nas eleições.

Além disso, durante sua estadia nos EUA, o ex-presidente ficou hospedado cerca de dois meses na casa de Paulo Junqueira. Antes, Bolsonaro havia se hospedado durante um mês na casa emprestada pelo lutador de MMA José Aldo.

Mensagens interceptadas pela Polícia Federal no celular de Cid indicam que Bolsonaro recebeu um envelope com dinheiro vivo do familiar do empresário.

Continua após a publicidade

Questionado pelo UOL, o empresário confirmou que houve entrega de dinheiro, mas disse que seria para custear despesas de reparos na casa.

O empresário, que é presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto, inicialmente confirmou que seu genro fez pagamentos para a equipe de Bolsonaro, mas depois afirmou que não ordenou pagamentos nem a entrega de dinheiro para o ex-presidente.

Junqueira ressaltou estar à disposição para prestar esclarecimentos caso a Polícia Federal queira investigar mais o caso.

Empresário 'desconvidou' ministro de Lula

Conhecido por seu perfil bolsonarista e sua influência na região, Paulo Junqueira também foi o responsável por convidar Bolsonaro para participar da Agrishow, em Ribeirão Preto, em 2023, e teria sido o responsável por "desconvidar" o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para o evento.

Naquele ano, o ministro acabou desistindo de participar da principal feita do setor agrícola do país devido ao receio de ser hostilizado por bolsonaristas.

Continua após a publicidade

Campanha em Ribeirão Preto

Bolsonaro chegou em Ribeirão na quinta-feira e participou de um jantar oferecido por Paulo Junqueira com a presença do atual prefeito da cidade, Duarte Nogueira (PSDB), e do pré-candidato a sua sucessão, André Trindade (União Brasil).

Trindade postou o encontro nas redes sociais com a legenda: "É a direita unida para receber nosso capitão!".

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.