Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Reportagem

Após reatar com governo, ciência espera Lula em evento e pede centrão longe

Começa hoje em Curitiba a reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), encontro que reúne as principais entidades e nomes da pesquisa e conhecimento do país. Eles esperam a presença do presidente Lula, assim como ocorreu na pré-campanha de 2022.

O aspecto político do evento

Lula está sendo cobrado por pesquisadores a não ceder ao centrão. O presidente reatou a relação do governo federal com líderes da pesquisa e tecnologia nacionais, após anos conturbados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL).

O receio é que ministérios e órgãos de ciência sejam usados pelo governo como moeda de troca com partidos. Lula já afirmou mais de uma vez que Nísia Trindade segue à frente da Saúde e elogiou o trabalho da ministra. Entretanto, há uma preocupação em relação ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). Uma nota foi publicada na quarta-feira (19), cobrando que Lula não ceda a pasta.

Preocupação com a "gula do centrão por ministérios". Foi essa a expressão usada pelo presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, que foi ministro da Educação no governo de Dilma Rousseff, em 2015.

É muito complicado porque sabemos que o governo não tem maioria no Congresso, e há uma voracidade do chamado centrão para pegar vantagens. Mas, ao mesmo tempo, temos de lutar para proteger certas áreas, que deveriam ser inegociáveis.
Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC e ex-ministro de Dilma

Lula foi convidado, mas ainda não sinalizou se comparecerá ao evento. É certo que o petista não estará na abertura hoje, mas a reunião anual da SBPC ocorre até sexta-feira. A coluna procurou a assessoria de Lula, que não retornou sobre uma possível ida ao encontro.

Já confirmaram presença no evento ao menos três ministros: o da Educação, Camilo Santana; a da Saúde, Nísia Trindade, e a da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Além deles, os presidentes de órgãos de fomento e apoio às áreas do conhecimento.

Lula foi muito aplaudido ao prometer o "resgate da ciência". No ano passado, o petista foi à SBPC como pré-candidato à Presidência e afirmou que participaria da reunião de 2023, se eleito. Ainda em 2022, Ciro Gomes também participou como convidado, enquanto Bolsonaro recusou o convite.

A relação com o governo federal

Os laços com o governo federal estão sendo refeitos, após quatro anos de afastamento. "Historicamente" a boa relação sempre existiu, disse Janine Ribeiro

Continua após a publicidade

A ExpoT&C — atividade que faz 30 anos nessa edição — volta a ter o MCTI em sua composição. Desde 2019 pasta não participava da mostra.

"Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido" é o tema do evento. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo campus Centro Politécnico da UFPR (Universidade Federal do Paraná) nesta semana.

Momento atual da ciência é bem melhor que o passado recente com Bolsonaro, declarou o presidente da SBPC, que é aliado de Lula.

Esse governo representa pelo menos o fim da situação tenebrosa pela qual passamos, em que havia ameaças muito pesadas sobre todo ambiente da ciência e sobre os valores que a gente preza.
Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro durante abertura da reunião da SBPC de 2022, na UnB
Renato Janine Ribeiro durante abertura da reunião da SBPC de 2022, na UnB Imagem: Jardel Rodrigues/SBPC

Cobranças do setor ao governo Lula

Uma delas é pelo reajuste das bolsas de pesquisa no percentual adequado, após 10 anos sem aumento. "Lula aumentou em 40%, mas defendemos 60%. Seria a reposição do poder de compra", afirma Janine. Ele cita outras medidas benéficas, como a recomposição da verba do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Continua após a publicidade

Também criticamos algumas coisas, como a demora para indicar certos cargos. E quando a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] aprovou para uma empresa de armas de fogo [Taurus] a captação de R$ 180 milhões para pesquisa e desenvolvimento. Nossa posição sempre foi de diálogo, de propormos alternativas quando discordamos de algo.
Renato Janine Ribeiro

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.