Resort que fechou acesso com grade 'reabre' praia após reportagem do UOL
Depois da repercussão da cobrança do MP (Ministério Público) de Alagoas, o Japaratinga Lounge Resort anunciou hoje que vai abrir passagem para pedestres à praia do Salgado, em Japaratinga, litoral norte alagoano.
Nesta quinta-feira (7), a coluna publicou reportagem falando que o MP questionou a prefeitura pela autorização para o empreendimento colocar uma extensa grade —e que, segundo a promotoria, fechou dois acessos ao local.
Em alinhamento com a Prefeitura de Japaratinga, o Japaratinga Lounge Resort se comprometeu a construir voluntariamente um acesso qualificado para pedestres, que não agrida a vegetação nativa, e que contará com rampa acessível para cadeirantes.
Ainda de acordo com a nota, um acesso provisório para pedestres entre o gradil já foi aberto nesta sexta-feira (8).
A coluna procurou a Prefeitura de Japaratinga para confirmar o acordo com o resort, mas não obteve retorno. O município decretou ponto facultativo por causa do feriado de 7 de Setembro.
O que aconteceu
O MP realizou uma vistoria e informou na segunda-feira (4) que a grade instalada teria causado uma espécie "privatização de área pública".
Para os hóspedes do resort, o acesso seguiu sendo feito normalmente por um túnel construído que passa por baixo da rodovia estadual.
O MP deu dez dias para que prefeitura explique o porquê da autorização da grade, que tem 1,80 m. A praia do Salgado fica próxima ao limite do município de Japaratinga com Maragogi e se destaca nacionalmente pelas águas verdes e quentes e pela preservação quase intacta da natureza.
Grade foi autorizada, diz resort
Em nota, o resort informou que a instalação da grade seguiu "os protocolos legais e com autorização dos órgãos competentes".
O isolamento da área, que é privada, foi feito para preservar a restinga do local, que estava sendo degradada por terceiros na intenção de acessar a praia com veículos automotivos. Por ser uma área privada, o resort tem a responsabilidade legal na preservação da restinga e isolou a área com este objetivo.
A prefeitura confirmou que autorizou a instalação visando "proteção da restinga".
Deixe seu comentário