Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Reportagem

Resort que fechou acesso com grade 'reabre' praia após reportagem do UOL

Depois da repercussão da cobrança do MP (Ministério Público) de Alagoas, o Japaratinga Lounge Resort anunciou hoje que vai abrir passagem para pedestres à praia do Salgado, em Japaratinga, litoral norte alagoano.

Nesta quinta-feira (7), a coluna publicou reportagem falando que o MP questionou a prefeitura pela autorização para o empreendimento colocar uma extensa grade —e que, segundo a promotoria, fechou dois acessos ao local.

Em alinhamento com a Prefeitura de Japaratinga, o Japaratinga Lounge Resort se comprometeu a construir voluntariamente um acesso qualificado para pedestres, que não agrida a vegetação nativa, e que contará com rampa acessível para cadeirantes.

Ainda de acordo com a nota, um acesso provisório para pedestres entre o gradil já foi aberto nesta sexta-feira (8).

A coluna procurou a Prefeitura de Japaratinga para confirmar o acordo com o resort, mas não obteve retorno. O município decretou ponto facultativo por causa do feriado de 7 de Setembro.

Resort fica às margens da AL-101
Resort fica às margens da AL-101 Imagem: Japaratinga Lounge Resort/Divulgação

O que aconteceu

O MP realizou uma vistoria e informou na segunda-feira (4) que a grade instalada teria causado uma espécie "privatização de área pública".

Para os hóspedes do resort, o acesso seguiu sendo feito normalmente por um túnel construído que passa por baixo da rodovia estadual.

Continua após a publicidade

O MP deu dez dias para que prefeitura explique o porquê da autorização da grade, que tem 1,80 m. A praia do Salgado fica próxima ao limite do município de Japaratinga com Maragogi e se destaca nacionalmente pelas águas verdes e quentes e pela preservação quase intacta da natureza.

Grade foi autorizada, diz resort

Em nota, o resort informou que a instalação da grade seguiu "os protocolos legais e com autorização dos órgãos competentes".

O isolamento da área, que é privada, foi feito para preservar a restinga do local, que estava sendo degradada por terceiros na intenção de acessar a praia com veículos automotivos. Por ser uma área privada, o resort tem a responsabilidade legal na preservação da restinga e isolou a área com este objetivo.

A prefeitura confirmou que autorizou a instalação visando "proteção da restinga".

Grade de 1,8 metro fechou entrada à praia do Salgado
Grade de 1,8 metro fechou entrada à praia do Salgado Imagem: MP-AL/Divulgação

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes