Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Banho de rio e 5 duchas ao dia: como é viver na cidade mais quente do país

O município de Pão de Açúcar, no sertão alagoano, tem aparecido frequentemente na lista de cidades com as temperaturas mais altas do país nas últimas semanas, segundo divulgação diária do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

A cidade de 23 mil habitantes está acostumada com a quentura, mas enfrenta este ano uma onda de supercalor gerado por condições atípicas (leia mais abaixo), que elevou as temperaturas máximas e mudou hábitos.

Somente este ano, a cidade passou dos 39° C em 17 dias (todos nos meses de janeiro e março). Em abril, mesmo após o fim do verão, não houve alívio aos moradores, que enfrentaram quase 39ºC no primeiro dia do mês —a temperatura mais alta de todo o país em abril.

Para efeito de comparação, no mesmo dia do ano passado a máxima registrada foi de 36,1 ºC.

Banho de rio é a solução

Diante de tanto calor, uma das soluções mais comuns encontradas pelos moradores é se refrescar no rio São Francisco, que passa ao lado da cidade e cujas margens têm lotado nos fins de semana.

Durante a semana, quem mora perto dali também recorre às águas do "Velho Chico" para se refrescar.

Com certeza este é o verão mais quente que vi ao longo dos meus 56 anos. Costumo dizer que o capeta vai sair de um buraco aqui. Para aliviar, é ventilador de dia, ar-condicionado à noite e banho no rio duas vezes por dia.
José Petrônio Farias, artesão

Continua após a publicidade
José Petrônio Farias em um dos seus banhos diários no rio São Francisco
José Petrônio Farias em um dos seus banhos diários no rio São Francisco Imagem: Arquivo pessoal

Segundo a Defesa Civil Municipal, por causa do calor, a demanda por água potável este ano cresceu, e 800 cisternas domiciliares estão sendo abastecidas mensalmente. Antes, a média era de 500 por mês. O município decretou emergência pela estiagem —não choveu por lá em março.

Além disso, a prefeitura informou que tem feito ações de conscientização para que a população evite o sol e, assim, o risco de câncer de pele.

Aqui é quente para matar, mesmo! A gente toma banho quatro ou cinco vezes ao dia, nem se enxuga e o suor já está descendo. Eu agora gosto de fazer as minhas compras à noite porque é mais fresquinho. Mas hoje tive de ir fazer umas coisinhas, voltei correndo e não saio mais de casa.
Rosa Maria Miranda, 63, aposentada

Rosa Maria Miranda chega em casa com compras: 'agora não saio mais'
Rosa Maria Miranda chega em casa com compras: 'agora não saio mais' Imagem: Luiz Filho/Divulgação
Continua após a publicidade

Sorveteria bomba

O calor foi uma oportunidade para Beatriz Fontes Barros, 26, que montou uma sorveteria no distrito da Ilha do Ferro em abril de 2023. Hoje ela colhe os lucros.

Falei da ideia para os meus tios, eles me cederam um espaço, e eu mergulhei nessa oportunidade. Nesses últimos dias, a sensação térmica tem chegado a 44 ºC e, graças a Deus, as vendas estão dando super certo.
Beatriz Fontes Barros, dona de uma sorveteria

Beatriz e sua sorveteria em Pão de Açúcar (AL)
Beatriz e sua sorveteria em Pão de Açúcar (AL) Imagem: Arquivo pessoal

Continua após a publicidade

Ela conta que um dos atrativos do local é o sorvete artesanal de umbu, um fruto típico da região.

Os turistas sempre chegam e falam: 'essa sorveteria me salvou desse calor, porque eu nunca cheguei a um lugar tão quente como aqui'.
Beatriz Fontes Barros

A museóloga Carmen Lúcia Dantas, 78, frequenta a cidade desde 1982. Há quatro anos, mora uma parte do tempo em Ilha do Ferro e outra em Maceió.

Nunca vi um cenário como esse. Entre 11h e 17h, é praticamente impossível sair de casa. O sol, que já era quente, está escaldante.
Carmen Lúcia Dantas

Ela diz que mudou hábitos por causa do calor.

Para você ter ideia, quando estamos na Ilha do Ferro, antecipamos o almoço para as 11 da manhã. De meio-dia às 17, fechamos as portas e trabalhamos no quarto, onde temos ar-condicionado. De vez em quando, de madrugada, vou à porta conversar com os vizinhos.
Carmen Lúcia Dantas

Continua após a publicidade
Moradores evitam ruas pela manhã e, quando saem, usam guarda-chuvas para se proteger do sol em Pão de Açúcar (AL)
Moradores evitam ruas pela manhã e, quando saem, usam guarda-chuvas para se proteger do sol em Pão de Açúcar (AL) Imagem: Luiz Filho/Divulgação

Líder em calor

A maior temperatura registrada em Pão de Açúcar este ano foi de 41,2º C, no dia 22 de janeiro.

Levando em conta os valores médios mensais das estações digitais instaladas no país, a cidade foi a que teve as maiores médias de temperaturas máximas entre todos os 5.570 municípios nos meses de janeiro e março.

Médias de janeiro:

Continua após a publicidade
  • 1º: 38,1 °C - Pão de Açúcar (AL)
  • 2º: 37,3 °C - Piranhas (AL)
  • 3º: 36,9 °C - Caicó (RN)

Médias de março:

  • 1º: 37,5 °C - Pão de Açúcar (AL)
  • 2º: 36,8 °C - Boa Vista (RR)
  • 3º: 36,7 °C - Piranhas (AL)

Mesmo quando comparada junto aos dados das estações convencionais (analógicas), a cidade aparece como a mais quente do país, ao lado de Boa Vista, em janeiro; e no top 3 das que tiveram maiores temperaturas médias máximas em março.

Segundo o Inmet, a principal diferença entre as estações é o tipo de sensor —analógico ou digital. Além disso, as estações podem estar em locais diferentes e captar médias maiores ou menores que em outro ponto de um município.

Gráfico do Inmet mostra a temperatura diária em Pão de Açúcar no mês de março
Gráfico do Inmet mostra a temperatura diária em Pão de Açúcar no mês de março Imagem: Reprodução/Inmet
Continua após a publicidade

Dois fatores explicam

Segundo o meteorologista Vinicius Pinho, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, Pão de Açúcar está mais quente que a média este ano por dois fatores, principalmente.

O primeiro foi --e ainda está sendo-- a influência do El Niño, que desfavorece o regime de chuvas. Consequentemente, com a menor cobertura de nuvens, a incidência de radiação solar é maior.
Vinícius Pinho

O segundo e mais importante fator, diz, é a temperatura da superfície do oceano Atlântico próximo à costa leste do Nordeste.

Ele está muito aquecido, o que tem feito com que as temperaturas máximas sejam elevadas em todo estado.
Vinícius Pinho

Continua após a publicidade

Historicamente, a cidade sempre registrou as maiores temperaturas do estado porque se localiza em um vale.

Chamamos de província da Borborema, que fica em uma depressão --70% do município fica dentro dela. Ali é uma região climatologicamente quente pela proximidade com o São Francisco e o tipo de vegetação, que não é tão denso e deixa o solo exposto.
Vinícius Pinho

Cidade de Pão de Açúcar fica em uma região de vale no sertão alagoano
Cidade de Pão de Açúcar fica em uma região de vale no sertão alagoano Imagem: Luiz Filho/Divulgação

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes