Carlos Madeiro

Carlos Madeiro

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

PA: O que se sabe sobre o misterioso barco que carregava cerca de 20 corpos

A PF encerrou no fim da noite de domingo (14) a operação de busca e resgate do barco onde estavam os corpos achados por pescadores. A embarcação chegou por volta das 23h30 no porto de Vila do Castelo.

O que se sabe e o que será feito

O barco tem 13 metros de comprimento e 2 metros de largura e foi fabricado com fibra de vidro. Ele foi encontrado por pescadores no sábado (13), em uma área conhecida como Barra do Quatipuru, próxima à praia de Ajuruteua, em Bragança, no nordeste do Pará. Não havia nenhuma identificação no barco.

A embarcação estava a cerca de 20 km do porto para onde foi levada e foi puxada por outro barco até o local. A operação teve início às 7h de ontem e durou mais de 16 horas.

Nesta segunda (15), a PF informou que não é possível precisar o número exato de corpos na embarcação, nem indicativos da nacionalidade do barco e das pessoas a bordo. Estima-se que estavam na embarcação cerca de 20 corpos.

Barco sendo levado por outro para corpos serem periciados no Pará
Barco sendo levado por outro para corpos serem periciados no Pará Imagem: Reprodução/PF

Os corpos passam a partir de hoje por exames médico-legais e de perícia para identificação de todas as vítimas. Em vídeo, os pescadores que encontraram a embarcação citam que elas estavam sem roupa e em estado avançado de decomposição.

Investigação

O trabalho está sendo conduzido pela PF e conta com peritos criminais e papiloscopistas federais e segue o protocolo internacional de identificação de vítimas de desastres da Interpol. Participam também o Instituto Nacional de Criminalística e o Instituto Nacional de Identificação, de Brasília.

A principal linha de investigação é que o barco tenha saído da África com pessoas refugiadas com destino ao Brasil, mas não há confirmação.

Continua após a publicidade

A Marinha informou que o barco tinha dois acessos, um porão (onde também havia corpos) e ele não aparentava avarias no casco. A embarcação também não tinha motor. A perícia vai apontar se trata-se ou não de uma embarcação nacional.

O MPF (Ministério Público Federal) no Pará também abriu investigação nas áreas criminal e cível, que será realizada pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão.

No caso investigação criminal, será avaliado se houve crimes cometidos para eventual responsabilização penal de autores.

A ação de resgate do barco contou ainda com apoio da PM, Corpo de Bombeiros, Marinha, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Polícia Científica do Estado, Departamento Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito de Bragança.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes