Carlos Madeiro

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Aulas nas férias e 132 medalhas: como cidade do Ceará tirou nota 10 no Ideb

Em Pires Ferreira (284 km de Fortaleza), estudantes da rede municipal são acompanhados diariamente por um professor extra que avalia o desempenho de todos os alunos. Se o aprendizado não for o ideal, eles passam a ter reforço no contraturno e, se necessário, têm aulas nas férias.

Os bons resultados do modelo educacional adotado pelo pequeno município, com 10 mil habitantes, levaram Pires Ferreira a ser o primeiro —e único— do país a tirar uma nota no 10 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nos anos iniciais, que vai do 1º até o 5º anos do ensino fundamental. Até então, a maior nota tinha sido 9,9.

O resultado é referente a 2023 e foi divulgado pelo Inep na quinta-feira.

O bom desempenho não veio apenas na avaliação do governo, mas está sendo reconhecido há anos em premiações. Em 2023, por exemplo, alunos de anos iniciais ganharam 132 medalhas em olimpíadas nacionais.

Ainda no ano passado, o município conquistou o prêmio Band Cidades Excelentes, no setor educação até 30 mil habitantes; e recebeu a visita do Banco Mundial e uma delegação de países da Europa e África.

Alunos medalhistas em olimpíadas do Ceará, entre eles de Pires Ferreira, recebem homenagem
Alunos medalhistas em olimpíadas do Ceará, entre eles de Pires Ferreira, recebem homenagem Imagem: Divulgação

Meta de escola integral em 4 anos

Pires Ferreira tem 18 escolas municipais, sendo 14 delas na zona rural. A maioria dos alunos estuda perto de onde mora, mas não falta transporte escolar para quem precisa.

São cerca de 2.000 estudantes na cidade, sendo 623 em anos iniciais. Desde 2019, o município não apresenta reprovação. Hoje, 1/3 dos alunos estão em escolas de tempo integral, e a meta é ter todos até 2027.

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Segundo a secretária-executiva de cooperação com os municípios da Seduc (Secretaria de Educação) do Ceará, Emanuelle Grace, o município de Pires Ferreira se destaca por conseguir "fazer o básico com muita qualidade."

São coisas como o acompanhamento da frequência escolar e do desempenho periodicamente, com intervenções em tempo hábil; a garantia do cumprimento da carga horária e sua aplicação em sala de aula; o reconhecimento e valorização dos professores. Essas coisas são básicas, mas fundamentais.
Emanuelle Grace

Mapa Pires Ferreira - CE
Mapa Pires Ferreira - CE Imagem: Arte/UOL

Recomposição da aprendizagem é destaque

Um dos destaques da rede do município é o projeto de recomposição da aprendizagem. Para isso, os alunos têm aulas-extra no contraturno.

"A gente faz o acompanhamento dos alunos desde o primeiro dia de aula. Esse diagnóstico é feito por mapeamento para saber onde está a defasagem do aprendizado e constrói ações para os alunos em nível crítico ou intermediário", diz Rosa Matias, secretária municipal de Educação

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O município também faz acompanhamento do fluxo escolar e realiza busca ativa constante, o que faz com que a cidade não tenha evasão. "A ideia é incluir, mas também garantir que o aluno permaneça e aprenda", diz.

Um outro programa, com base em uma ação que se transformou em destaque em todo o Ceará, é a busca pelo aprendizado dos alunos na idade correta, ou seja, evitando distorções de série.

Em Pires Ferreira, a taxa de estudantes que estão atrasados nas aulas em relação à idade é de 0,2%, segundo a secretária.

Outro ponto é que, mesmo pobre, a cidade paga hoje R$ 2.500 a professores para uma carga de 20 horas semanais, um pouco acima do piso (R$ 4.580 para 40 horas).

Somos um município distante, pobre, pequeno, mas procuramos dar o melhor. Essa nota 10 é mérito total dos profissionais, vem tudo da mão deles, que fazem a diferença.
Rosa Matias

Escolas em Pires Ferrreira (CE) tem professores fora da sala de aula para acompanhar e dar reforço a alunos
Escolas em Pires Ferrreira (CE) tem professores fora da sala de aula para acompanhar e dar reforço a alunos Imagem: Divulgação
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Escola conhece até família

Maior escola do município, a Alzira Maria de Araújo foi uma das 21 do país (todas no Nordeste) que tirou nota 10 no Ideb 2023.

Segundo a diretora da escola, Jorgiana Cassimiro da Silva, a aproximação da escola com alunos e comunidade é fundamental.

A receita é que o nosso projeto é sempre pensando na aprendizagem de todos, chegando mais perto daqueles que precisam. Aqui conhecemos todos os alunos e sabemos os problemas deles. Conhecemos as famílias também.
Jorgiana Silva

Ela explica que, no período de férias no meio do ano, crianças e adolescentes do ensino fundamental que estão com dificuldade no aprendizado têm aulas .

Para ela, é preciso que a escola não espere apenas as notas das provas para saber o nível dos alunos. "É preciso estar sempre atento, e aqui fazemos isso", garante.

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Em uma sala de aula, nem todo mundo está no mesmo nível. Aqui nós temos um professor para fazer atendimento individual e saber o desempenho. Isso ocorre para todos os 358 alunos [104 de anos iniciais].
Jorgiana Silva

Uma das alunas que usou esse aprendizado foi Mabelle Melo Farias, 9, que cursa 4 ° ano. "No início, após um diagnóstico realizado, a escola me pediu autorização para que minha filha ficasse no período de férias para dar continuidade à recomposição da aprendizagem", lembra.

Fiquei muito feliz, me comprometi a levá-la, e o resultado foi maravilhoso. Ela conseguiu concluir o ano com sucesso e hoje é uma das melhores alunas da turma.
Ingrid Melo, mãe de Mabelle

Mabelle e Ingrid: integração mãe e filha com comunidade escolar
Mabelle e Ingrid: integração mãe e filha com comunidade escolar Imagem: Arquivo pessoal

Ceará, melhor educação pública do país

Nos últimos anos, o Ceará se tornou referência pública em educação fundamental, com as melhores escolas, e municípios com maiores notas nas avaliações.

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Segundo Emanuelle Grace, da Seduc, o bom resultado das escolas dos municípios têm relação direta com uma ação iniciada ainda na primeira década do século.

O estado, por exemplo, montou um modelo próprio de material didático a partir de 2008, unificando todos os municípios cearenses.

Além disso, há capacitação de professores e existem premiações por desempenho a escolas, servidores e alunos, além de os municípios com melhores notas receberem mais repasses. Atualmente, o modelo inspira outros estados.

Tudo começa pelo regime de colaboração [entre estado e municípios], que está bem consolidado, com formações continuadas, desde a área técnica e pedagógica e financeira. E os municípios têm obrigação de colocar em prática.
Emanuelle Grace

Entre as obrigações está o compromisso em garantir a presença em sala, a qualidade do ensino e a carga horária. "Existe um processo sendo consolidado a cada ano e que sempre se aprimora".

Para alcançar os resultados, o estado é dividido coordenadorias Regionais de Educação, que funcionam como mini-secretarias em regiões do estado, que acompanham os municípios de perto.

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"Pires Ferreira, por exemplo, é um município fica na regional de Sobral, e esses municípios têm uma cultura muito forte de avaliação e qualidade e processos pedagógicos", diz.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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